Um homem morreu, esta sexta-feira, após a embarcação onde seguia ter virado no rio Lima, Viana do Castelo, onde fazia atividades náuticas, disse o Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mulher que o acompanhava nas atividades no rio Lima, com “cerca de 70 anos”, conseguiu “nadar até à margem da ínsua” e foi “resgatada com vida”, acrescentou a mesma fonte.
De acordo com o capitão do porto de Viana do Castelo, o casal deslocava-se em “caiaques que viraram, sem coletes salva-vidas”.
Quanto à vítima mortal, cuja idade as autoridades não conseguiram precisar, “o corpo foi encontrado” no rio, quando a maré baixou, tendo sido localizado pela moto de água do Instituto de Socorros a Náufragos, descreveu fonte do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mesma fonte da Proteção Civil indicou que o homem foi resgatado pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que o levaram para a marina, onde foram “realizadas manobras de suporte básico de vida”.
O óbito acabaria por ser verificado “pela equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica e Reanimação (INEM)”, acrescentou.
O alerta para o acidente na freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela chegou à Proteção Civil pelas 18:30.
Nas operações no local estiveram envolvidos 11 homens e quatro viaturas, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.