Um homem morreu, esta sexta-feira, após a embarcação onde seguia ter virado no rio Lima, Viana do Castelo, onde fazia atividades náuticas, disse o Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mulher que o acompanhava nas atividades no rio Lima, com “cerca de 70 anos”, conseguiu “nadar até à margem da ínsua” e foi “resgatada com vida”, acrescentou a mesma fonte.
De acordo com o capitão do porto de Viana do Castelo, o casal deslocava-se em “caiaques que viraram, sem coletes salva-vidas”.
Quanto à vítima mortal, cuja idade as autoridades não conseguiram precisar, “o corpo foi encontrado” no rio, quando a maré baixou, tendo sido localizado pela moto de água do Instituto de Socorros a Náufragos, descreveu fonte do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
A mesma fonte da Proteção Civil indicou que o homem foi resgatado pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que o levaram para a marina, onde foram “realizadas manobras de suporte básico de vida”.
O óbito acabaria por ser verificado “pela equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica e Reanimação (INEM)”, acrescentou.
O alerta para o acidente na freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela chegou à Proteção Civil pelas 18:30.
Nas operações no local estiveram envolvidos 11 homens e quatro viaturas, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.