Com o objeto de incrementar a vigilância na fase mais crítica dos incêndios florestais, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, a proposta Vigilantes da Floresta, que integra um protocolo de colaboração com o Corpo Nacional de Escutas para a Vigilância Florestal 2025.
Tal como tem sido habitual nos últimos anos, o protocolo tem por objetivo assegurar a vigilância florestal em pontos designados pelo Município, nomeadamente Serra de Santa Luzia, Senhora do Crasto, em Deocriste, e São Silvestre, em Cardielos. De acordo com o protocolo, “os escuteiros estão sensibilizados para este tipo de atividades de natureza ambiental, têm conhecimento do território e experiência na utilização de cartografia, possuindo ainda uma organização interna que permite que a vigilância seja efetuada nas melhores condições operacionais”.
“Dadas as alterações climáticas que se têm feito sentir, o aumento dos combustíveis vegetais e o agravamento de risco de incêndio tornam importante reforçar as ações de vigilância”, refere-se. Nos locais previstos, a vigilância será realizada por dois escuteiros por turno, todos os dias, incluindo fins-de-semana, das 14h00 às 19h00.
Para fazer face às despesas de deslocação, comunicação, complemento financeiro para os jovens escuteiros e outras despesas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá transferir 12.500 euros para a Junta Regional do Corpo de Escutas de Viana do Castelo.
Ainda no âmbito da valorização dos seus recursos humanos em termos de Proteção Civil, o Comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, Ricardo Fernandes, participou, de 14 a 16 de junho, enquanto formador, no curso Medical Response to Major Incidentes (MRMI), que decorreu em Portimão, concorrendo para o treino de diversos operacionais e especialistas no âmbito da proteção e do socorro pré, intra e inter-hospitalar.
Esta participação do comandante da corporação de soldados da paz vianense reforça o prestígio do concelho no cenário nacional da proteção civil, refletindo o compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da população.
É de realçar que, em 2022, Viana do Castelo já organizou duas edições deste tipo de formação multidisciplinar e multiprofissional, com forças de segurança e de socorro, pelo que esta iniciativa evidencia a continuidade do compromisso do Município de Viana do Castelo na preparação dos seus quadros e na partilha da sua perícia técnica com outros intervenientes a nível nacional.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.