O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um conjunto de seis protocolos no âmbito do programa “Valorizar o Património” que garantem uma verba global de 130.900 euros para a beneficiação de seis espaços religiosos do concelho.
Após a assinatura dos protocolos, o autarca disse esperar “que a cooperação e colaboração se mantenham” já que este é um programa “muito importante para a valorização do património e para a manutenção de elementos que são identitários do concelho”.
Para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, foram aprovados dois protocolos: com a Fábrica da Igreja de Serreleis, no valor de 30.000 euros, para elaboração do projeto de construção do novo Centro Pastoral de Serreleis e reformulação do adro da Igreja e Avenida; com a Fábrica da Igreja de Cardielos, também no valor de 30.000 euros, para conservação e beneficiação dos paramentos e cobertura da Igreja Paroquial de Cardielos.
Já na União de Freguesias de Torre e Vila Mou, o protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja de Vila Mou, no valor de 20.000 euros, permitirá apoiar a elaboração do projeto de construção do novo Salão Paroquial de Vila Mou e arranjo urbanístico da Igreja e Avenida.
O protocolo estabelecido com a Confraria de Nossa Senhora d’Agonia, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, prevê um apoio financeiro de 32.000 euros para a segunda fase da conservação e restauro da nave do Santuário de Nossa Senhora da Agonia.
Para São Romão de Neiva, foi definido um apoio de 12.000 euros, em protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, no âmbito da instalação de guarda corpos exteriores junto às mesas de madeira, requalificação do pavimento, colocação de duas portas na capela da Senhora do Crasto.
Com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Leocádia, na União de Freguesias e Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, foi estabelecido um protocolo para um apoio de 6.900 euros para lavagem e tratamento das fachadas das Igreja Paroquial de Santa Leocádia.
De acordo com os Protocolos de Desenvolvimento Cultural celebrados entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, no âmbito das parcerias, as entidades comprometem-se a: desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar da oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção.
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.