A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAEE) divulgou a listagem das praias que conquistaram a Bandeira Azul em Portugal para a época balnear de 2024, sendo que Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas, mais uma que no ano anterior.
Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.
O direito de hastear e manter a Bandeira Azul pelos titulares significa que a ABAAE reconheceu, no momento da atribuição, o cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Após essa atribuição, os respetivos titulares assumem a responsabilidade de assegurar de forma contínua a conformidade de todos os critérios subjacentes a essa atribuição, competindo à ABAAE poder realizar regularmente a verificação desses critérios nos sítios galardoados.
Recorde-se que o Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Neste âmbito, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
Ao longo dos últimos anos, a Bandeira Azul procurou envolver e sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular para os assuntos relacionados com o mar.
O tema proposto para este ano pela ABAEE no âmbito da sensibilização ambiental é “O mar precisa de líderes”. Neste contexto, o município de Viana do Castelo irá promover um conjunto de atividades nestas praias, sob este lema, recorrendo aos seus técnicos da área do ambiente.
No passado domingo, dia 9 de novembro, uma operação da GNR em Ponte de Lima resultou no resgate de cinco cachorrinhos em risco e na detenção de um homem de 70 anos por suspeita de maus-tratos a animais de companhia.
O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD), foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, sucedendo ao ex-autarca socialista de Melgaço, Manoel Batista, que deixou o cargo após atingir o limite de mandatos.
Viana do Castelo vai ser palco do II Mini-Trail Santoínho no próximo dia 15 de novembro, a partir das 15 horas. A iniciativa é organizada pela Associação Trilhos de Viana, com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação Santoínho.
De 13 a 15 de novembro, Melgaço transforma-se no epicentro nacional do desporto com a realização do 5.º Fórum REDESPP, organizado pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC). O evento reúne profissionais, investigadores e estudantes para debater o futuro do desporto e o seu papel na transformação social e territorial.
Valença associou-se, no dia 5 de novembro, ao exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que visa sensibilizar e preparar a população para saber agir em caso de sismo.
A Amnistia Internacional divulgou, esta semana, vários alertas e posicionamentos sobre graves violações e avanços em matéria de direitos humanos em diferentes partes do mundo.
Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso mantém-se até à meia-noite de hoje e volta a vigorar entre as 06:00 e as 17:00 de quarta-feira.