A Câmara Municipal de Viana do Castelo foi galardoada na VI Gala de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional Norte, na categoria Mensagens Gamificadas, pelo trabalho efetuado no âmbito do projeto "Heróis ao Sol".
Um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Garnier Ambre Solaire e a Direção-Geral da Educação (DGE), que teve por objetivo levar até as escolas um alerta para os perigos de uma exposição solar incorreta.
O projeto lúdico-didático centrou-se em torno do Jogo Heróis do Sol Saudável, onde as crianças podiam aprender de forma divertida as regras de proteção solar.
Neste contexto, o Município de Viana do Castelo implementou, em articulação com o Departamento de Educação para a Saúde da LPCC-NRN, uma série de atividades gamificadas. Porque a prevenção do cancro de pele deve começar na infância, o Município propôs à Liga Portuguesa Contra o Cancro dar formação sobre a temática a todos os monitores do projeto municipal “Férias de Verão”, dotando-os de estratégias e capacitando-os para dinamizar as atividades pedagógicas constantes no livro “Sr. Escaldão”, produzido pela LPCC.
Desta forma foi possível, as crianças e jovens inscritas nas “Férias de Verão” receberem o livro, oferta da LPCC. Também no Playday Família de 31 de julho, com base nos materiais educativos da LPCC, a Companhia de Teatro Krisálida criou uma performance composta por música e encenação sobre os cuidados a ter com a exposição solar, tendo sido distribuído material educativo e pulseiras fotovoltaicas cedidas pela Liga.
Ainda neste âmbito, também a caminhada Comunidade em Movimento, dinamizada em parceria pelo Município com a UCC de Viana, entrou no desafio de dinamização de jogo “quiz” sobre a temática do cancro da pele e exposição solar.

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.