O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou um conjunto de 12 protocolos com associações e coletividades culturais do concelho vianense que ascendem a um apoio global de 373.229 euros por parte do Município.
No momento, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, foi destacada a importância destas associações e coletividades para o desenvolvimento cultural do concelho vianense, tendo Luís Nobre destacado o trabalho meritório das mesmas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é, assim, contemplado com um apoio financeiro de 117.504 euros, enquanto a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual irá receber 73.750 euros, ambos os subsídios no âmbito de contratos programa de desenvolvimento cultural.
Todos os outros protocolos são de desenvolvimento cultural, nomeadamente com a Academia de Música de Viana do Castelo, que é apoiada com 26.375 euros, e a ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, apoiada com 9.600 euros. Ao Centro Cultural do Alto Minho foi atribuído um apoio de 16.000 euros e à Associação Casino Afifense um total de 30.000 euros.
A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical irá receber 30.000 euros, a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas 12.500 euros, a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha também 12.500 euros.
Já a Banda dos Escuteiros de Barroselas irá receber 12.500 euros e a Associação Musical de Vila Nova de Anha outros 12.500 euros, recebendo a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) um apoio de 20.000 euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, na Cultura, estando já em funcionamento o Conselho Municipal da Cultura, criaram-se, finalmente, as bases para desenvolver uma consciência estratégica nos agentes culturais, predispondo-os ao trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto à inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias. O ano de 2024 traduz-se num reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 M€ (5% das grandes opções do plano).
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.