O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou um conjunto de 12 protocolos com associações e coletividades culturais do concelho vianense que ascendem a um apoio global de 373.229 euros por parte do Município.
No momento, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, foi destacada a importância destas associações e coletividades para o desenvolvimento cultural do concelho vianense, tendo Luís Nobre destacado o trabalho meritório das mesmas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é, assim, contemplado com um apoio financeiro de 117.504 euros, enquanto a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual irá receber 73.750 euros, ambos os subsídios no âmbito de contratos programa de desenvolvimento cultural.
Todos os outros protocolos são de desenvolvimento cultural, nomeadamente com a Academia de Música de Viana do Castelo, que é apoiada com 26.375 euros, e a ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, apoiada com 9.600 euros. Ao Centro Cultural do Alto Minho foi atribuído um apoio de 16.000 euros e à Associação Casino Afifense um total de 30.000 euros.
A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical irá receber 30.000 euros, a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas 12.500 euros, a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha também 12.500 euros.
Já a Banda dos Escuteiros de Barroselas irá receber 12.500 euros e a Associação Musical de Vila Nova de Anha outros 12.500 euros, recebendo a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) um apoio de 20.000 euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, na Cultura, estando já em funcionamento o Conselho Municipal da Cultura, criaram-se, finalmente, as bases para desenvolver uma consciência estratégica nos agentes culturais, predispondo-os ao trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto à inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias. O ano de 2024 traduz-se num reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 M€ (5% das grandes opções do plano).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.