O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou um conjunto de 12 protocolos com associações e coletividades culturais do concelho vianense que ascendem a um apoio global de 373.229 euros por parte do Município.
No momento, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, foi destacada a importância destas associações e coletividades para o desenvolvimento cultural do concelho vianense, tendo Luís Nobre destacado o trabalho meritório das mesmas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é, assim, contemplado com um apoio financeiro de 117.504 euros, enquanto a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual irá receber 73.750 euros, ambos os subsídios no âmbito de contratos programa de desenvolvimento cultural.
Todos os outros protocolos são de desenvolvimento cultural, nomeadamente com a Academia de Música de Viana do Castelo, que é apoiada com 26.375 euros, e a ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, apoiada com 9.600 euros. Ao Centro Cultural do Alto Minho foi atribuído um apoio de 16.000 euros e à Associação Casino Afifense um total de 30.000 euros.
A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical irá receber 30.000 euros, a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas 12.500 euros, a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha também 12.500 euros.
Já a Banda dos Escuteiros de Barroselas irá receber 12.500 euros e a Associação Musical de Vila Nova de Anha outros 12.500 euros, recebendo a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) um apoio de 20.000 euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, na Cultura, estando já em funcionamento o Conselho Municipal da Cultura, criaram-se, finalmente, as bases para desenvolver uma consciência estratégica nos agentes culturais, predispondo-os ao trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto à inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias. O ano de 2024 traduz-se num reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 M€ (5% das grandes opções do plano).
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.