O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou um conjunto de 12 protocolos com associações e coletividades culturais do concelho vianense que ascendem a um apoio global de 373.229 euros por parte do Município.
No momento, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, foi destacada a importância destas associações e coletividades para o desenvolvimento cultural do concelho vianense, tendo Luís Nobre destacado o trabalho meritório das mesmas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é, assim, contemplado com um apoio financeiro de 117.504 euros, enquanto a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual irá receber 73.750 euros, ambos os subsídios no âmbito de contratos programa de desenvolvimento cultural.
Todos os outros protocolos são de desenvolvimento cultural, nomeadamente com a Academia de Música de Viana do Castelo, que é apoiada com 26.375 euros, e a ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, apoiada com 9.600 euros. Ao Centro Cultural do Alto Minho foi atribuído um apoio de 16.000 euros e à Associação Casino Afifense um total de 30.000 euros.
A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical irá receber 30.000 euros, a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas 12.500 euros, a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha também 12.500 euros.
Já a Banda dos Escuteiros de Barroselas irá receber 12.500 euros e a Associação Musical de Vila Nova de Anha outros 12.500 euros, recebendo a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) um apoio de 20.000 euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, na Cultura, estando já em funcionamento o Conselho Municipal da Cultura, criaram-se, finalmente, as bases para desenvolver uma consciência estratégica nos agentes culturais, predispondo-os ao trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto à inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias. O ano de 2024 traduz-se num reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 M€ (5% das grandes opções do plano).
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.