A 17ª edição do NEOPOP Electronic Music Festival, realiza-se entre os dias 8 e 10 de agosto em Viana do Castelo.
No primeiro dia do Festival, o prelúdio para uma das maiores celebrações da música de dança em Portugal está a cargo de artistas como Joseph Capriati, o italiano que combina uma ética de trabalho implacável com um ouvido para o groove perfeito e carisma inigualável, e que é já bem mais do que um porta-voz global da cena techno e house napolitana.
Mas o astro italiano não vem sozinho… e muito menos mal-acompanhado: o cartaz deste dia conta com Enrico Sangiuliano que, sendo conterrâneo de Capriati, nos oferece outras novas narrativas sonoras que contam a história do techno.
Jennifer Cardini traz a música house, por vezes gótica mas sempre sedutora, que se canonizou em remixes como “Surrender” e “Sentiment Acide”, hinos que ecoarão para sempre nas pistas de dança, de Berlim a Ibiza.
Nos andamentos mais velozes, contamos com um b2b entre BIIA e Victoria que, conhecidas pelas mais sedutoras encruzilhadas sonoras, trazem a intensidade em catadupa que lhes é já tão reconhecida dentro do techno.
Em formato live act, recebemos Reinier Zonneveld, um dos artistas que melhor tomou conta do techno contemporâneo, com actuações electrizantes.
Para desacelerar, o primeiro dia do NEOPOP Festival conta também com nomes como Ivan Smaghe, e Ogazón b2b Ryan Elliot, artistas que se destacam pela procura do groove e pelo puro prazer na pista de dança.
E, no arranque do festival, estes são alguns dos nomes que se juntam aos já anunciados, Indira Paganotto, KETTAMA, Nico Moreno, DJ Lynce b2b Violet ou Frank Maurel, entre outros.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.