A 17ª edição do NEOPOP Electronic Music Festival, realiza-se entre os dias 8 e 10 de agosto em Viana do Castelo.
No primeiro dia do Festival, o prelúdio para uma das maiores celebrações da música de dança em Portugal está a cargo de artistas como Joseph Capriati, o italiano que combina uma ética de trabalho implacável com um ouvido para o groove perfeito e carisma inigualável, e que é já bem mais do que um porta-voz global da cena techno e house napolitana.
Mas o astro italiano não vem sozinho… e muito menos mal-acompanhado: o cartaz deste dia conta com Enrico Sangiuliano que, sendo conterrâneo de Capriati, nos oferece outras novas narrativas sonoras que contam a história do techno.
Jennifer Cardini traz a música house, por vezes gótica mas sempre sedutora, que se canonizou em remixes como “Surrender” e “Sentiment Acide”, hinos que ecoarão para sempre nas pistas de dança, de Berlim a Ibiza.
Nos andamentos mais velozes, contamos com um b2b entre BIIA e Victoria que, conhecidas pelas mais sedutoras encruzilhadas sonoras, trazem a intensidade em catadupa que lhes é já tão reconhecida dentro do techno.
Em formato live act, recebemos Reinier Zonneveld, um dos artistas que melhor tomou conta do techno contemporâneo, com actuações electrizantes.
Para desacelerar, o primeiro dia do NEOPOP Festival conta também com nomes como Ivan Smaghe, e Ogazón b2b Ryan Elliot, artistas que se destacam pela procura do groove e pelo puro prazer na pista de dança.
E, no arranque do festival, estes são alguns dos nomes que se juntam aos já anunciados, Indira Paganotto, KETTAMA, Nico Moreno, DJ Lynce b2b Violet ou Frank Maurel, entre outros.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.