Logo
Regional

Viana do Castelo estreia hoje TUViana com frota 100% elétrica e gestão municipal

23 Setembro, 2025 | 8:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Arrancou esta terça-feira, às 6h35, o novo serviço de transportes urbanos de Viana do Castelo, o TUViana, que marca uma viragem na mobilidade do concelho com a entrada em funcionamento de uma frota 100% elétrica, sob gestão direta da Câmara Municipal.

O município investiu 7,15 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para adquirir 17 autocarros elétricos. Dos veículos comprados, cinco já estão prontos a circular – dois de pequena dimensão, dois médios e um grande. A autarquia prevê que toda a frota esteja operacional até ao final da semana.

Para garantir o início do serviço sem interrupções, foram ainda alugados 10 autocarros convencionais por um período de três meses, como solução temporária enquanto não chegam os restantes veículos elétricos.

“As condições estão reunidas. Sabemos que o arranque pode ter ajustamentos, mas estamos preparados para os fazer”, afirmou o presidente da Câmara, Luís Nobre.

O TUViana representa uma expansão significativa da rede de transportes públicos no concelho. A nova operação aumenta o número de quilómetros de linha de 142 para 293, enquanto a rede total passa de 240 para 422 quilómetros. Também a variante escolar cresce de 98 para 129 quilómetros.

Pela primeira vez, o transporte urbano funciona aos fins de semana e o horário é alargado até às 23h30, superando o anterior modelo explorado pela empresa Transcunha, do grupo Avic, nos últimos 10 anos.

O município contratou 27 motoristas e construiu um parque de estacionamento e carregamento para 20 autocarros elétricos, localizado junto aos Serviços Municipalizados, na Praia Norte.

O novo serviço será gratuito para jovens entre os 4 e os 23 anos, bem como para detentores de passe social urbano e beneficiários do cartão de Antigo Combatente.

“Viana do Castelo é o primeiro município do país a operar um serviço público urbano com frota totalmente elétrica e gestão municipal”, destacou Luís Nobre.

O processo de municipalização não foi consensual. A oposição (PSD/CDS e o vereador independente Eduardo Teixeira) criticou o modelo adotado, tal como a antiga concessionária Transcunha. Desde janeiro, o processo foi marcado por trocas de acusações públicas, processos judiciais e protestos dos motoristas da anterior operadora, que chegaram a exigir integração no novo serviço, sem sucesso.

Os trabalhadores acabaram por manter-se no grupo Avic, distribuídos por outras funções.

Apesar das dificuldades, Luís Nobre acredita que o novo serviço vai ganhar a confiança da população: “Com o tempo, este ruído vai desaparecer. O foco agora é prestar um serviço público de qualidade, eficiente e sustentável.”

A implementação do TUViana inclui ainda 80 novas paragens em todo o concelho, com sinalética renovada e mais informação ao utente. A autarquia apela à compreensão da população nesta fase inicial de adaptação e garante que estará atenta a todas as necessidades que possam surgir.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.