Logo
Regional

 Viana do Castelo entrega embarcações “de altíssima qualidade” à Autoridade Marítima Nacional

8 Fevereiro, 2025 | 2:16
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A empresa vianense Navallethes entregou, na sexta-feira, duas embarcações salva-vidas semirrígidas de terceira geração à Autoridade Marítima Nacional, numa cerimónia presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, entre outras entidades.

As embarcações SR45 e SR46 representaram um investimento na ordem dos 700 mil euros e foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos para servir as capitanias de Aveiro e de Ponta Delgada, no Açores.

Na cerimónia, que incluiu bênção das embarcações e visita a bordo, o Vice-almirante José Vizinha Mirones considerou este um dia “extremamente importante” para a Autoridade Marítima Nacional enquanto entidade “que todos os dias contribui para a segurança dos cidadãos”.

O Comandante-geral da Polícia Marítima disse que estas “excelentes” embarcações são “meios de altíssima qualidade” que permitem “robustecer” o dispositivo da AMN na “missão” de “proteger os portugueses”, esperando que a parceria com a Navallethes “venha a ter continuidade no futuro porque estimula a economia nacional e local”. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, também destacou a “competência” da Navallethes, cujos desafios “têm sido concretizados com excelência”. 

“A palavra que encontro é a confiança. Confiança numa relação próxima entre a Autoridade Marítima e o Município de Viana do Castelo e numa parceria entre esta entidade e uma empresa local cujo ‘know how’ permite abraçar os desafios que surgem”, considerou o autarca.

O administrador da empresa de construção naval responsável pelo projeto e construção das duas embarcações, Francisco Portela Rosa, assegurou que a Navallethes está “permanentemente atualizada em termos tecnológicos” e que estas embarcações foram concebidas “para vencer as piores condições de mar e as piores condições atmosféricas”, podendo alcançar os 40 nós, cerca de 80 km/hora, destacando-se pela estabilidade e capacidade de auto-adriçamento.

A empresa Navallethes, com estaleiro na zona empresarial da Praia Norte, tem-se afirmado como um dos principais fornecedores da Marinha Portuguesa, Brigada fiscal da GNR e Polícia Marítima, contando com uma carteira de clientes a nível mundial.

A experiência de mais de vinte anos na construção naval e o saber e capacidade técnica na construção e reparação naval contribuem para a qualidade ímpar das embarcações de metal, pneumáticas e incomparavelmente das semirrígidas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.