Logo
Regional

 Viana do Castelo entrega embarcações “de altíssima qualidade” à Autoridade Marítima Nacional

8 Fevereiro, 2025 | 2:16
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A empresa vianense Navallethes entregou, na sexta-feira, duas embarcações salva-vidas semirrígidas de terceira geração à Autoridade Marítima Nacional, numa cerimónia presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, entre outras entidades.

As embarcações SR45 e SR46 representaram um investimento na ordem dos 700 mil euros e foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos para servir as capitanias de Aveiro e de Ponta Delgada, no Açores.

Na cerimónia, que incluiu bênção das embarcações e visita a bordo, o Vice-almirante José Vizinha Mirones considerou este um dia “extremamente importante” para a Autoridade Marítima Nacional enquanto entidade “que todos os dias contribui para a segurança dos cidadãos”.

O Comandante-geral da Polícia Marítima disse que estas “excelentes” embarcações são “meios de altíssima qualidade” que permitem “robustecer” o dispositivo da AMN na “missão” de “proteger os portugueses”, esperando que a parceria com a Navallethes “venha a ter continuidade no futuro porque estimula a economia nacional e local”. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, também destacou a “competência” da Navallethes, cujos desafios “têm sido concretizados com excelência”. 

“A palavra que encontro é a confiança. Confiança numa relação próxima entre a Autoridade Marítima e o Município de Viana do Castelo e numa parceria entre esta entidade e uma empresa local cujo ‘know how’ permite abraçar os desafios que surgem”, considerou o autarca.

O administrador da empresa de construção naval responsável pelo projeto e construção das duas embarcações, Francisco Portela Rosa, assegurou que a Navallethes está “permanentemente atualizada em termos tecnológicos” e que estas embarcações foram concebidas “para vencer as piores condições de mar e as piores condições atmosféricas”, podendo alcançar os 40 nós, cerca de 80 km/hora, destacando-se pela estabilidade e capacidade de auto-adriçamento.

A empresa Navallethes, com estaleiro na zona empresarial da Praia Norte, tem-se afirmado como um dos principais fornecedores da Marinha Portuguesa, Brigada fiscal da GNR e Polícia Marítima, contando com uma carteira de clientes a nível mundial.

A experiência de mais de vinte anos na construção naval e o saber e capacidade técnica na construção e reparação naval contribuem para a qualidade ímpar das embarcações de metal, pneumáticas e incomparavelmente das semirrígidas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.