Logo
Regional

Viana do Castelo e Viana do Maranhão (Brasil) estreitam geminação

27 Agosto, 2023 | 18:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana, no Estado do Maranhão, assinaram um documento onde reafirmam e estreitam relações do acordo de geminação assinado em 23 de outubro de 2007, no qual foram considerados os laços históricos e de amizade existentes e também a vontade de ambas as partes em aprofundar, revitalizar e ampliar esse relacionamento, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum.

A assinatura decorreu no âmbito de uma visita de uma delegação que integra o Prefeito daquela cidade geminada com Viana do Castelo e que agora quer estreitar relações. O autarca Carlos Cidreira, classificou como fundamental esta relação porque se torna fundamental “enriquecer a ligação com as irmãs mais velhas, que podem ajudar a levar conhecimento, novas ideias e permitem crescer”. Já Luís Nobre enfatizou todas as áreas em que os dois municípios podem colaborar, sendo “importante trabalhar áreas como a cultura, a diplomacia económica e a promoção dos territoórios”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana desenvolveram e vão continuar a desenvolver programas e projetos de intercâmbio cultural, desportivo, social, educativo, turístico e empresarial, bem como ações de formação, com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios o ao aproveitamento das oportunidades de cooperação. 

Este programa de geminação irá continuar assente nos seguintes objetivos: desenvolvimento de intercâmbios escolares, culturais e desportivos tendo em vista descobrir e conhecer os diversos projetos desenvolvimento de ambos os municípios, nestas áreas; intercâmbio no domínio económico para o conhecimento recíproco das empresas e promoção de novas oportunidades de negócios; incremento de intercâmbios no domínio da gestão municipal, visando conhecer os respetivos sistemas para troca das experiências mais proveitosas; e  criação de uma estrutura de comunicação e informação entre as duas cidades para facilitar a execução dos programas de cooperação. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.