O Município de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana, no Estado do Maranhão, assinaram um documento onde reafirmam e estreitam relações do acordo de geminação assinado em 23 de outubro de 2007, no qual foram considerados os laços históricos e de amizade existentes e também a vontade de ambas as partes em aprofundar, revitalizar e ampliar esse relacionamento, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum.
A assinatura decorreu no âmbito de uma visita de uma delegação que integra o Prefeito daquela cidade geminada com Viana do Castelo e que agora quer estreitar relações. O autarca Carlos Cidreira, classificou como fundamental esta relação porque se torna fundamental “enriquecer a ligação com as irmãs mais velhas, que podem ajudar a levar conhecimento, novas ideias e permitem crescer”. Já Luís Nobre enfatizou todas as áreas em que os dois municípios podem colaborar, sendo “importante trabalhar áreas como a cultura, a diplomacia económica e a promoção dos territoórios”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana desenvolveram e vão continuar a desenvolver programas e projetos de intercâmbio cultural, desportivo, social, educativo, turístico e empresarial, bem como ações de formação, com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios o ao aproveitamento das oportunidades de cooperação.

Este programa de geminação irá continuar assente nos seguintes objetivos: desenvolvimento de intercâmbios escolares, culturais e desportivos tendo em vista descobrir e conhecer os diversos projetos desenvolvimento de ambos os municípios, nestas áreas; intercâmbio no domínio económico para o conhecimento recíproco das empresas e promoção de novas oportunidades de negócios; incremento de intercâmbios no domínio da gestão municipal, visando conhecer os respetivos sistemas para troca das experiências mais proveitosas; e criação de uma estrutura de comunicação e informação entre as duas cidades para facilitar a execução dos programas de cooperação.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.