Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
Segundo o plano divulgado pela CGTP, a concentração em Viana do Castelo tem início às 10h00, uma das primeiras ações do país, acompanhada de protestos em Braga e Lisboa. Meia hora depois, a mobilização segue para a Guarda, Setúbal e três cidades dos Açores – Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta – além de mais uma concentração em Lisboa.
Às 11h00, estão previstas manifestações em Beja, Coimbra e Santarém, seguindo-se ações em Faro, Portalegre e Madeira às 11h30. Lisboa e Évora acolhem manifestações a partir das 14h30, incluindo uma marcha do Rossio à Assembleia da República. Entre as 15h e as 16h30, as ações prosseguem em Aveiro, Porto, Setúbal, Viseu e Leiria.
O Governo apresentou recentemente à UGT uma nova proposta de alteração à lei laboral, incluindo medidas como simplificação de despedimentos em médias empresas, redução das horas de formação obrigatória nas microempresas e a possibilidade de reposição de três dias de férias ligados à assiduidade. Os sindicatos consideram, porém, as mudanças insuficientes e mantêm a greve.
O Executivo considera a paralisação “inoportuna” e de caráter político, enquanto os sindicatos afirmam que a ação é necessária para contestar alterações críticas à legislação laboral. A greve deverá afetar serviços públicos, transportes e atividades económicas em todo o país.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).