Duas associações culturais de Viana do Castelo e da ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, vão trabalhar em conjunto para preservar uma representação popular com mais de 200 anos, foi hoje divulgado.
Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, Pedro Rego, adiantou que, na terça-feira, em Viana do Castelo, as duas associações assinaram um carta de intenção “que materializa a parceria e calendariza um conjunto de iniciativas e projetos a desenvolver nos próximos 18 meses”.
“O Auto da Floripes celebra-se nos contextos próprios de cada uma das duas comunidades. Ele afirma uma cultura viva, num contexto histórico, e imprime uma identidade. Ao mesmo tempo, ele dialoga com territórios e experiências históricas específicas, preservando na oralidade um livro com séculos e perto de 1.000 anos de uma história que se transformou em símbolo de lutas e diálogos. Por todas estas razões, os responsáveis e herdeiros desta tradição do teatro popular manifestam a necessidade e a intenção de projetar a salvaguarda e promoção do Auto da Floripes”, lê-se na carta de intenção a que a Lusa teve hoje acesso.
Segundo Pedro Rego, a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas associações acontecerá em agosto, na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.
“Esta parceria justifica-se pelo património cultural imaterial excecional que o Auto da Floripes representa, ao ser vivido e celebrado em contextos tão diferenciados e com histórias comunitárias tão contrastantes”, sublinhou o responsável.
O acordo foi celebrado na sequência de uma visita a Viana do Castelo da secretária regional da Cultura, Economia e Turismo da Região Autónoma do Príncipe, Sónia Cármen da Mata, e do presidente da associação cultural “Auto de Floripes” da ilha do Príncipe, João Pina Batista.
A deslocação, a convite da câmara da capital do Alto Minho, acompanhada pelo vereador da Cultura, Manuel Vitorino, “mobilizou as duas associações para um projeto comum de salvaguarda do Auto da Floripes e de promoção social das comunidades que o herdaram e vivem”.
“As duas comunidades do Príncipe e de Viana do Castelo definem o Auto da Floripes como um dos rostos da universalidade da cultura lusófona e, ao entendê-lo como um íman que une dois povos diferentes, numa relação de amizade e de respeito mútuo, desejam que esta manifestação seja um ponto de partida para novos contextos, relações e parcerias”, destacou Pedro Rego.
A par disso, prossegue, as comunidades acreditam na cultura e na diversidade cultural como via para o desenvolvimento, para a fraternidade e para a paz entre os povos.
Em Viana do Castelo, a representação popular é realizada todos os anos na tarde de 05 de agosto, durante as festividades do lugar das Neves, comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.
O auto é levado à cena por cerca de 25 comediantes populares da região e baseia-se num episódio extraído da guerra entre o imperador Carlos Magno e o rei turco Almirante Balaão, uma disputa entre cristãos e mouros, que os primeiros acabam por vencer.
Em São Tomé e Príncipe, o Auto da Floripes é representada no dia 15 de agosto na ilha do Príncipe, por ocasião das Festas de São Lourenço.
“Na génese destas tradições está a história ficcionada de Carlos Magno e os seus 12 pares de França, a qual, depois de ser moldada por séculos de traduções, adaptações e reinterpretações, chegou recheada de imaginação e fantasia a vários cantos do Mundo. Entre eles, ressalta o lugar tripartido das Neves [Viana do Castelo] e a ilha do Príncipe [São Tomé e Príncipe], locais que, para além de imprimirem a sua matriz diferenciadora, são os que preservaram ininterruptamente a celebração deste auto popular”, acrescenta a carta de intenção.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.