Logo
Regional

Viana do Castelo é dos municípios que mais exportou nos últimos anos

1 Março, 2023 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No 1º jantar-debate do Ciclo de Trílogos 2023, promovido pela Fundação Mestre Casais, que aconteceu esta segunda-feira em Viana do Castelo, tendo como tema o “Investimento Sustentável”, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu que o investimento deve ser promovido “onde este é realmente necessário”.

Luís Nobre reforçou que apesar de Viana do Castelo contar com “um conjunto de mecanismos de apoio, medidas de incentivo e atração para a requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho”, o concelho “acolhe a cada semana que passa uma nova empresa, liderando o ranking dos municípios que mais exportaram nos últimos anos”.

Na sessão, que contou com a presença do Presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e do Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, onde participaram também diversos empresários e instituições, para debater os desafios e tendências deste tema.

O autarca referiu que Viana do Castelo necessita de mais espaço em zonas industriais e defendeu que os financiamentos deveriam ser direcionados para a requalificação e construção de novos parques industriais onde estes são necessários.

Quanto ao Plano Ferroviário Nacional o autarca referiu que este deve contemplar uma ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo e um terminal logístico rodoferroviário a localizar nas imediações da infraestrutura portuária. “Estas propostas são essenciais para permitir a continuidade do esforço desenvolvido no reforço da competitividade territorial do concelho”.

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios, mantendo-se no 10º lugar dos municípios mais exportadores, contando com o contributo de 12 grandes empresas
instaladas no concelho.

Nas áreas empresariais, há a destacar a empreitada municipal de 1,9 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, um investimento superior a 4 milhões para requalificar o espaço público da Fase II da Zona Industrial de Neiva e ainda a futura Zona Industrial de Alvarães Norte, de 25 hectares.

O Regime de Incentivos da autarquia, entre 2013 e 2022, apoiou um investimento global de 355 milhões de euros, com benefícios na ordem dos 7 milhões de euros, gerando a criação de 4.997 postos de trabalho, à data de hoje 5.449. Só entre 2021 e 2022, foram garantidos 18 milhões de euros de investimento, apoiados com benefícios na ordem dos 2,2 milhões, gerando 195 empregos.

O autarca destacou ainda o portal municipal “Work in Viana”, que permitiu criar uma bolsa de emprego digital que tem potenciado a qualificação e empregabilidade de empresas fixadas no concelho. A plataforma conta atualmente com 110 empresas com anúncios no portal e mais de 5.000 perfis inscritos na bolsa de candidatos, tendo concretizado 200 empregos em um ano.

Luís Nobre referiu que o planeamento municipal tem-se focado na Agenda da Inovação Viana 2030 e na Agenda do Mar, seguindo as orientações dos ODS -Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Os Trílogos para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais, foram, no ano passado, importantes momentos de debate de ideias construtivas e sustentáveis relacionadas com as cidades que os acolheram. Regressam este ano em novas cidades e com novos temas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.