Logo
Regional

Viana do Castelo é dos municípios que mais exportou nos últimos anos

1 Março, 2023 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No 1º jantar-debate do Ciclo de Trílogos 2023, promovido pela Fundação Mestre Casais, que aconteceu esta segunda-feira em Viana do Castelo, tendo como tema o “Investimento Sustentável”, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu que o investimento deve ser promovido “onde este é realmente necessário”.

Luís Nobre reforçou que apesar de Viana do Castelo contar com “um conjunto de mecanismos de apoio, medidas de incentivo e atração para a requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho”, o concelho “acolhe a cada semana que passa uma nova empresa, liderando o ranking dos municípios que mais exportaram nos últimos anos”.

Na sessão, que contou com a presença do Presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e do Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, onde participaram também diversos empresários e instituições, para debater os desafios e tendências deste tema.

O autarca referiu que Viana do Castelo necessita de mais espaço em zonas industriais e defendeu que os financiamentos deveriam ser direcionados para a requalificação e construção de novos parques industriais onde estes são necessários.

Quanto ao Plano Ferroviário Nacional o autarca referiu que este deve contemplar uma ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo e um terminal logístico rodoferroviário a localizar nas imediações da infraestrutura portuária. “Estas propostas são essenciais para permitir a continuidade do esforço desenvolvido no reforço da competitividade territorial do concelho”.

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios, mantendo-se no 10º lugar dos municípios mais exportadores, contando com o contributo de 12 grandes empresas
instaladas no concelho.

Nas áreas empresariais, há a destacar a empreitada municipal de 1,9 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, um investimento superior a 4 milhões para requalificar o espaço público da Fase II da Zona Industrial de Neiva e ainda a futura Zona Industrial de Alvarães Norte, de 25 hectares.

O Regime de Incentivos da autarquia, entre 2013 e 2022, apoiou um investimento global de 355 milhões de euros, com benefícios na ordem dos 7 milhões de euros, gerando a criação de 4.997 postos de trabalho, à data de hoje 5.449. Só entre 2021 e 2022, foram garantidos 18 milhões de euros de investimento, apoiados com benefícios na ordem dos 2,2 milhões, gerando 195 empregos.

O autarca destacou ainda o portal municipal “Work in Viana”, que permitiu criar uma bolsa de emprego digital que tem potenciado a qualificação e empregabilidade de empresas fixadas no concelho. A plataforma conta atualmente com 110 empresas com anúncios no portal e mais de 5.000 perfis inscritos na bolsa de candidatos, tendo concretizado 200 empregos em um ano.

Luís Nobre referiu que o planeamento municipal tem-se focado na Agenda da Inovação Viana 2030 e na Agenda do Mar, seguindo as orientações dos ODS -Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Os Trílogos para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais, foram, no ano passado, importantes momentos de debate de ideias construtivas e sustentáveis relacionadas com as cidades que os acolheram. Regressam este ano em novas cidades e com novos temas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.