No 1º jantar-debate do Ciclo de Trílogos 2023, promovido pela Fundação Mestre Casais, que aconteceu esta segunda-feira em Viana do Castelo, tendo como tema o “Investimento Sustentável”, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu que o investimento deve ser promovido “onde este é realmente necessário”.
Luís Nobre reforçou que apesar de Viana do Castelo contar com “um conjunto de mecanismos de apoio, medidas de incentivo e atração para a requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho”, o concelho “acolhe a cada semana que passa uma nova empresa, liderando o ranking dos municípios que mais exportaram nos últimos anos”.
Na sessão, que contou com a presença do Presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e do Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, onde participaram também diversos empresários e instituições, para debater os desafios e tendências deste tema.

O autarca referiu que Viana do Castelo necessita de mais espaço em zonas industriais e defendeu que os financiamentos deveriam ser direcionados para a requalificação e construção de novos parques industriais onde estes são necessários.
Quanto ao Plano Ferroviário Nacional o autarca referiu que este deve contemplar uma ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo e um terminal logístico rodoferroviário a localizar nas imediações da infraestrutura portuária. “Estas propostas são essenciais para permitir a continuidade do esforço desenvolvido no reforço da competitividade territorial do concelho”.
As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios, mantendo-se no 10º lugar dos municípios mais exportadores, contando com o contributo de 12 grandes empresas
instaladas no concelho.
Nas áreas empresariais, há a destacar a empreitada municipal de 1,9 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, um investimento superior a 4 milhões para requalificar o espaço público da Fase II da Zona Industrial de Neiva e ainda a futura Zona Industrial de Alvarães Norte, de 25 hectares.
O Regime de Incentivos da autarquia, entre 2013 e 2022, apoiou um investimento global de 355 milhões de euros, com benefícios na ordem dos 7 milhões de euros, gerando a criação de 4.997 postos de trabalho, à data de hoje 5.449. Só entre 2021 e 2022, foram garantidos 18 milhões de euros de investimento, apoiados com benefícios na ordem dos 2,2 milhões, gerando 195 empregos.
O autarca destacou ainda o portal municipal “Work in Viana”, que permitiu criar uma bolsa de emprego digital que tem potenciado a qualificação e empregabilidade de empresas fixadas no concelho. A plataforma conta atualmente com 110 empresas com anúncios no portal e mais de 5.000 perfis inscritos na bolsa de candidatos, tendo concretizado 200 empregos em um ano.

Luís Nobre referiu que o planeamento municipal tem-se focado na Agenda da Inovação Viana 2030 e na Agenda do Mar, seguindo as orientações dos ODS -Objetivos Desenvolvimento Sustentável.
Os Trílogos para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais, foram, no ano passado, importantes momentos de debate de ideias construtivas e sustentáveis relacionadas com as cidades que os acolheram. Regressam este ano em novas cidades e com novos temas.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.