Logo
Regional

Viana do Castelo é dos municípios que mais exportou nos últimos anos

1 Março, 2023 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No 1º jantar-debate do Ciclo de Trílogos 2023, promovido pela Fundação Mestre Casais, que aconteceu esta segunda-feira em Viana do Castelo, tendo como tema o “Investimento Sustentável”, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu que o investimento deve ser promovido “onde este é realmente necessário”.

Luís Nobre reforçou que apesar de Viana do Castelo contar com “um conjunto de mecanismos de apoio, medidas de incentivo e atração para a requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho”, o concelho “acolhe a cada semana que passa uma nova empresa, liderando o ranking dos municípios que mais exportaram nos últimos anos”.

Na sessão, que contou com a presença do Presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e do Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, onde participaram também diversos empresários e instituições, para debater os desafios e tendências deste tema.

O autarca referiu que Viana do Castelo necessita de mais espaço em zonas industriais e defendeu que os financiamentos deveriam ser direcionados para a requalificação e construção de novos parques industriais onde estes são necessários.

Quanto ao Plano Ferroviário Nacional o autarca referiu que este deve contemplar uma ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo e um terminal logístico rodoferroviário a localizar nas imediações da infraestrutura portuária. “Estas propostas são essenciais para permitir a continuidade do esforço desenvolvido no reforço da competitividade territorial do concelho”.

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios, mantendo-se no 10º lugar dos municípios mais exportadores, contando com o contributo de 12 grandes empresas
instaladas no concelho.

Nas áreas empresariais, há a destacar a empreitada municipal de 1,9 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, um investimento superior a 4 milhões para requalificar o espaço público da Fase II da Zona Industrial de Neiva e ainda a futura Zona Industrial de Alvarães Norte, de 25 hectares.

O Regime de Incentivos da autarquia, entre 2013 e 2022, apoiou um investimento global de 355 milhões de euros, com benefícios na ordem dos 7 milhões de euros, gerando a criação de 4.997 postos de trabalho, à data de hoje 5.449. Só entre 2021 e 2022, foram garantidos 18 milhões de euros de investimento, apoiados com benefícios na ordem dos 2,2 milhões, gerando 195 empregos.

O autarca destacou ainda o portal municipal “Work in Viana”, que permitiu criar uma bolsa de emprego digital que tem potenciado a qualificação e empregabilidade de empresas fixadas no concelho. A plataforma conta atualmente com 110 empresas com anúncios no portal e mais de 5.000 perfis inscritos na bolsa de candidatos, tendo concretizado 200 empregos em um ano.

Luís Nobre referiu que o planeamento municipal tem-se focado na Agenda da Inovação Viana 2030 e na Agenda do Mar, seguindo as orientações dos ODS -Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Os Trílogos para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais, foram, no ano passado, importantes momentos de debate de ideias construtivas e sustentáveis relacionadas com as cidades que os acolheram. Regressam este ano em novas cidades e com novos temas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 16 Novembro, 2025

AFVC: Courense e Valenciano partilham liderança da 1ª divisão distrital

A 9.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe várias alterações na tabela classificativa e confirmou o bom momento de Courense e Valenciano, que seguem lado a lado na liderança com 19 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Távora segue firme no comando da Segunda Divisão da AFVC

A 9.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, voltou a mostrar um campeonato vibrante, competitivo e com vários protagonistas em destaque. No topo, o Távora continua a dar cartas e somou mais uma vitória importante, desta vez diante do Campos, por 1-0, reforçando a liderança isolada com 24 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Portugal garante presença no Mundial2026 com goleada histórica frente à Arménia

A seleção portuguesa de futebol confirmou este domingo a nona presença num Campeonato do Mundo, depois de vencer de forma categórica a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no derradeiro jogo do Grupo F da qualificação europeia.

Cultura 16 Novembro, 2025

Filme sobre Carlos Paião estreia no verão de 2026

Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Sobreira por 6-1 e reforça liderança isolada na II Divisão

A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.

Regional 16 Novembro, 2025

Antiga casa florestal de São Bento do Cando vai ser transformada em centro de ciência e cultura

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Cultura 16 Novembro, 2025

Infantojuvenil e crítica social marcam segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo

O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.