Logo
Regional

Viana do Castelo é dos municípios que mais exportou nos últimos anos

1 Março, 2023 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No 1º jantar-debate do Ciclo de Trílogos 2023, promovido pela Fundação Mestre Casais, que aconteceu esta segunda-feira em Viana do Castelo, tendo como tema o “Investimento Sustentável”, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu que o investimento deve ser promovido “onde este é realmente necessário”.

Luís Nobre reforçou que apesar de Viana do Castelo contar com “um conjunto de mecanismos de apoio, medidas de incentivo e atração para a requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho”, o concelho “acolhe a cada semana que passa uma nova empresa, liderando o ranking dos municípios que mais exportaram nos últimos anos”.

Na sessão, que contou com a presença do Presidente da AEMinho, Ricardo Costa, e do Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, onde participaram também diversos empresários e instituições, para debater os desafios e tendências deste tema.

O autarca referiu que Viana do Castelo necessita de mais espaço em zonas industriais e defendeu que os financiamentos deveriam ser direcionados para a requalificação e construção de novos parques industriais onde estes são necessários.

Quanto ao Plano Ferroviário Nacional o autarca referiu que este deve contemplar uma ligação ferroviária ao Porto de Mar de Viana do Castelo e um terminal logístico rodoferroviário a localizar nas imediações da infraestrutura portuária. “Estas propostas são essenciais para permitir a continuidade do esforço desenvolvido no reforço da competitividade territorial do concelho”.

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios, mantendo-se no 10º lugar dos municípios mais exportadores, contando com o contributo de 12 grandes empresas
instaladas no concelho.

Nas áreas empresariais, há a destacar a empreitada municipal de 1,9 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, um investimento superior a 4 milhões para requalificar o espaço público da Fase II da Zona Industrial de Neiva e ainda a futura Zona Industrial de Alvarães Norte, de 25 hectares.

O Regime de Incentivos da autarquia, entre 2013 e 2022, apoiou um investimento global de 355 milhões de euros, com benefícios na ordem dos 7 milhões de euros, gerando a criação de 4.997 postos de trabalho, à data de hoje 5.449. Só entre 2021 e 2022, foram garantidos 18 milhões de euros de investimento, apoiados com benefícios na ordem dos 2,2 milhões, gerando 195 empregos.

O autarca destacou ainda o portal municipal “Work in Viana”, que permitiu criar uma bolsa de emprego digital que tem potenciado a qualificação e empregabilidade de empresas fixadas no concelho. A plataforma conta atualmente com 110 empresas com anúncios no portal e mais de 5.000 perfis inscritos na bolsa de candidatos, tendo concretizado 200 empregos em um ano.

Luís Nobre referiu que o planeamento municipal tem-se focado na Agenda da Inovação Viana 2030 e na Agenda do Mar, seguindo as orientações dos ODS -Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Os Trílogos para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais, foram, no ano passado, importantes momentos de debate de ideias construtivas e sustentáveis relacionadas com as cidades que os acolheram. Regressam este ano em novas cidades e com novos temas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.