Uma delegação do Club Financiero de Santiago esteve hoje na Câmara Municipal de Viana do Castelo e a visitar empresas e o concelho, tendo ficado definida a vontade de trabalhar de forma conjunta, “para ganhar escala” e estabelecer sinergias.
Durante o dia de quinta-feira, os empresários visitaram o grupo francês especializado na conceção e fabrico de peças automóveis Bontaz, a Browning Viana, fábrica de armas e artigos de desporto, e a empresa norte-americana do setor automóvel BorgWarner.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, afirmou, num Conselho Empresarial Estratégico que contou com a presença de duas dezenas de empresários locais, que “queremos trabalhar e cooperar para criar uma parceria entre o Club Financiero e Viana do Castelo”, envolvendo igualmente a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
“Estou na dupla função de Presidente da Câmara e Presidente do Eixo Atlântico, que é uma das plataformas de excelência no plano europeu e um exemplo para a própria Europa em termos de eurorregiões. Se a Galiza fosse um país, seria um dos líderes em termos de exportações. Como temos esta noção, temos de nos comprometer e comprometer os nossos agentes para podermos estabelecer sinergias com um clube que representa os interesses e os agentes económicos da Galiza”, considerou o autarca.
“Chamar a Viana do Castelo os representantes dos empresários dos dois lados da fronteira é aproveitar uma das maiores ferramentas que temos ao nosso dispor e coloca-los em diálogo para que assumam o seu papel de reivindicação pelo território, pela melhoria e criação de infraestruturas e de fatores de competitividade no território, sempre na perspetiva da complementaridade”, afirmou Luís Nobre.
Neste Conselho Empresarial Estratégico, os empresários locais tiveram oportunidade de apresentar os seus negócios à comitiva da Galiza, que contou com Roberto Pereira, presidente, Ramón Sabín, secretário, e José María Fernández, vice-secretário do Club Financiero de Santiago.
O Presidente do Club Financiero de Santiago referiu que esta visita teve como objetivo “pôr em marcha uma aposta estratégica com a associação de empresários para que sejamos capazes de coliderar um projeto que aproxime os interesses empresariais da Galiza e os interesses empresariais do Minho”. “Esta reunião foi uma primeira pedra e ambas as associações estão de acordo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de que juntos podemos conseguir diversas iniciativas, ideias e projetos que, até agora, podiam estar destinados ao fracasso”.
Roberto Pereira referiu que existem “dificuldades e obstáculos tanto num lado como no outro, e ambos temos o objetivo de fixar indústria, criar emprego, atrair investimento duradouro, pelo que, com esta ideia, a ideia é que consigamos juntos ultrapassar eventuais dificuldades, com troca de ideias e de experiências que possam até ajudar a encontrar-nos outro tipo de financiamento ou de soluções”.
Também Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEDVC, assumiu que “as perspetivas do que nasceu aqui hoje é uma das melhores possíveis, porque juntos é que chegamos mais longe e temos força para reivindicar aquilo de que precisamos, para criar escala e o melhor networking possível entre as duas regiões”.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.