Uma delegação do Club Financiero de Santiago esteve hoje na Câmara Municipal de Viana do Castelo e a visitar empresas e o concelho, tendo ficado definida a vontade de trabalhar de forma conjunta, “para ganhar escala” e estabelecer sinergias.
Durante o dia de quinta-feira, os empresários visitaram o grupo francês especializado na conceção e fabrico de peças automóveis Bontaz, a Browning Viana, fábrica de armas e artigos de desporto, e a empresa norte-americana do setor automóvel BorgWarner.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, afirmou, num Conselho Empresarial Estratégico que contou com a presença de duas dezenas de empresários locais, que “queremos trabalhar e cooperar para criar uma parceria entre o Club Financiero e Viana do Castelo”, envolvendo igualmente a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
“Estou na dupla função de Presidente da Câmara e Presidente do Eixo Atlântico, que é uma das plataformas de excelência no plano europeu e um exemplo para a própria Europa em termos de eurorregiões. Se a Galiza fosse um país, seria um dos líderes em termos de exportações. Como temos esta noção, temos de nos comprometer e comprometer os nossos agentes para podermos estabelecer sinergias com um clube que representa os interesses e os agentes económicos da Galiza”, considerou o autarca.
“Chamar a Viana do Castelo os representantes dos empresários dos dois lados da fronteira é aproveitar uma das maiores ferramentas que temos ao nosso dispor e coloca-los em diálogo para que assumam o seu papel de reivindicação pelo território, pela melhoria e criação de infraestruturas e de fatores de competitividade no território, sempre na perspetiva da complementaridade”, afirmou Luís Nobre.
Neste Conselho Empresarial Estratégico, os empresários locais tiveram oportunidade de apresentar os seus negócios à comitiva da Galiza, que contou com Roberto Pereira, presidente, Ramón Sabín, secretário, e José María Fernández, vice-secretário do Club Financiero de Santiago.
O Presidente do Club Financiero de Santiago referiu que esta visita teve como objetivo “pôr em marcha uma aposta estratégica com a associação de empresários para que sejamos capazes de coliderar um projeto que aproxime os interesses empresariais da Galiza e os interesses empresariais do Minho”. “Esta reunião foi uma primeira pedra e ambas as associações estão de acordo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de que juntos podemos conseguir diversas iniciativas, ideias e projetos que, até agora, podiam estar destinados ao fracasso”.
Roberto Pereira referiu que existem “dificuldades e obstáculos tanto num lado como no outro, e ambos temos o objetivo de fixar indústria, criar emprego, atrair investimento duradouro, pelo que, com esta ideia, a ideia é que consigamos juntos ultrapassar eventuais dificuldades, com troca de ideias e de experiências que possam até ajudar a encontrar-nos outro tipo de financiamento ou de soluções”.
Também Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEDVC, assumiu que “as perspetivas do que nasceu aqui hoje é uma das melhores possíveis, porque juntos é que chegamos mais longe e temos força para reivindicar aquilo de que precisamos, para criar escala e o melhor networking possível entre as duas regiões”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.