Uma delegação do Club Financiero de Santiago esteve hoje na Câmara Municipal de Viana do Castelo e a visitar empresas e o concelho, tendo ficado definida a vontade de trabalhar de forma conjunta, “para ganhar escala” e estabelecer sinergias.
Durante o dia de quinta-feira, os empresários visitaram o grupo francês especializado na conceção e fabrico de peças automóveis Bontaz, a Browning Viana, fábrica de armas e artigos de desporto, e a empresa norte-americana do setor automóvel BorgWarner.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, afirmou, num Conselho Empresarial Estratégico que contou com a presença de duas dezenas de empresários locais, que “queremos trabalhar e cooperar para criar uma parceria entre o Club Financiero e Viana do Castelo”, envolvendo igualmente a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
“Estou na dupla função de Presidente da Câmara e Presidente do Eixo Atlântico, que é uma das plataformas de excelência no plano europeu e um exemplo para a própria Europa em termos de eurorregiões. Se a Galiza fosse um país, seria um dos líderes em termos de exportações. Como temos esta noção, temos de nos comprometer e comprometer os nossos agentes para podermos estabelecer sinergias com um clube que representa os interesses e os agentes económicos da Galiza”, considerou o autarca.
“Chamar a Viana do Castelo os representantes dos empresários dos dois lados da fronteira é aproveitar uma das maiores ferramentas que temos ao nosso dispor e coloca-los em diálogo para que assumam o seu papel de reivindicação pelo território, pela melhoria e criação de infraestruturas e de fatores de competitividade no território, sempre na perspetiva da complementaridade”, afirmou Luís Nobre.
Neste Conselho Empresarial Estratégico, os empresários locais tiveram oportunidade de apresentar os seus negócios à comitiva da Galiza, que contou com Roberto Pereira, presidente, Ramón Sabín, secretário, e José María Fernández, vice-secretário do Club Financiero de Santiago.
O Presidente do Club Financiero de Santiago referiu que esta visita teve como objetivo “pôr em marcha uma aposta estratégica com a associação de empresários para que sejamos capazes de coliderar um projeto que aproxime os interesses empresariais da Galiza e os interesses empresariais do Minho”. “Esta reunião foi uma primeira pedra e ambas as associações estão de acordo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de que juntos podemos conseguir diversas iniciativas, ideias e projetos que, até agora, podiam estar destinados ao fracasso”.
Roberto Pereira referiu que existem “dificuldades e obstáculos tanto num lado como no outro, e ambos temos o objetivo de fixar indústria, criar emprego, atrair investimento duradouro, pelo que, com esta ideia, a ideia é que consigamos juntos ultrapassar eventuais dificuldades, com troca de ideias e de experiências que possam até ajudar a encontrar-nos outro tipo de financiamento ou de soluções”.
Também Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEDVC, assumiu que “as perspetivas do que nasceu aqui hoje é uma das melhores possíveis, porque juntos é que chegamos mais longe e temos força para reivindicar aquilo de que precisamos, para criar escala e o melhor networking possível entre as duas regiões”.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.