Uma delegação do Club Financiero de Santiago esteve hoje na Câmara Municipal de Viana do Castelo e a visitar empresas e o concelho, tendo ficado definida a vontade de trabalhar de forma conjunta, “para ganhar escala” e estabelecer sinergias.
Durante o dia de quinta-feira, os empresários visitaram o grupo francês especializado na conceção e fabrico de peças automóveis Bontaz, a Browning Viana, fábrica de armas e artigos de desporto, e a empresa norte-americana do setor automóvel BorgWarner.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, afirmou, num Conselho Empresarial Estratégico que contou com a presença de duas dezenas de empresários locais, que “queremos trabalhar e cooperar para criar uma parceria entre o Club Financiero e Viana do Castelo”, envolvendo igualmente a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
“Estou na dupla função de Presidente da Câmara e Presidente do Eixo Atlântico, que é uma das plataformas de excelência no plano europeu e um exemplo para a própria Europa em termos de eurorregiões. Se a Galiza fosse um país, seria um dos líderes em termos de exportações. Como temos esta noção, temos de nos comprometer e comprometer os nossos agentes para podermos estabelecer sinergias com um clube que representa os interesses e os agentes económicos da Galiza”, considerou o autarca.
“Chamar a Viana do Castelo os representantes dos empresários dos dois lados da fronteira é aproveitar uma das maiores ferramentas que temos ao nosso dispor e coloca-los em diálogo para que assumam o seu papel de reivindicação pelo território, pela melhoria e criação de infraestruturas e de fatores de competitividade no território, sempre na perspetiva da complementaridade”, afirmou Luís Nobre.
Neste Conselho Empresarial Estratégico, os empresários locais tiveram oportunidade de apresentar os seus negócios à comitiva da Galiza, que contou com Roberto Pereira, presidente, Ramón Sabín, secretário, e José María Fernández, vice-secretário do Club Financiero de Santiago.
O Presidente do Club Financiero de Santiago referiu que esta visita teve como objetivo “pôr em marcha uma aposta estratégica com a associação de empresários para que sejamos capazes de coliderar um projeto que aproxime os interesses empresariais da Galiza e os interesses empresariais do Minho”. “Esta reunião foi uma primeira pedra e ambas as associações estão de acordo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de que juntos podemos conseguir diversas iniciativas, ideias e projetos que, até agora, podiam estar destinados ao fracasso”.
Roberto Pereira referiu que existem “dificuldades e obstáculos tanto num lado como no outro, e ambos temos o objetivo de fixar indústria, criar emprego, atrair investimento duradouro, pelo que, com esta ideia, a ideia é que consigamos juntos ultrapassar eventuais dificuldades, com troca de ideias e de experiências que possam até ajudar a encontrar-nos outro tipo de financiamento ou de soluções”.
Também Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEDVC, assumiu que “as perspetivas do que nasceu aqui hoje é uma das melhores possíveis, porque juntos é que chegamos mais longe e temos força para reivindicar aquilo de que precisamos, para criar escala e o melhor networking possível entre as duas regiões”.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.