Os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros hora.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os sete distritos do norte de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de hoje, prevendo-se que durante o dia de segunda-feira o aviso possa ser alargado a mais distritos, igualmente devido ao vento que pode chegar aos 95 quilómetros hora nas terras altas.
Os dez distritos da costa norte de Portugal que estiveram até às 06h00 de hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, estão agora sob aviso amarelo, tendo em conta a previsão de melhoria do estado do mar, com ondas com quatro a cinco metros de altura.
O aviso amarelo no Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Braga e Coimbra irá vigorar até às 21h00 na maioria dos distritos.
Os distritos de Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa voltam a aviso laranja devido à agitação marítima na madrugada de segunda-feira tendo em conta a previsão de ondas com 5 a 6 metros, podendo chegar aos 11 metros.
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, irá vigorar entre as 06h00 de segunda-feira e as 03h00 de terça-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa norte da Madeira e Porto Santo devido a agitação marítima até ao meio-dia de hoje, com previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.
Para hoje o IPMA prevê céu muito nublado, com chuva por vezes forte no norte e centro, além de vento, por vezes forte, e com rajadas, no litoral e terras altas e agitação marítima igualmente forte.
Na região da Grande Lisboa são esperados períodos de chuva, mais frequente e intensa a partir do fim da tarde, enquanto no Grande Porto são esperados períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte durante a tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde.
Está prevista uma pequena subida da temperatura.
As temperaturas rondam os cinco graus de mínima na Guarda e os 19 de máxima esperados em Santarém e Setúbal.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.