Logo
Regional

Viana do Castelo e ANEPC comprometem-se a construir ‘campus’ da Proteção Civil

22 Março, 2024 | 15:10
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os presidentes da Câmara de Viana do Castelo e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram hoje o protocolo de cooperação para a construção de um ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, que decorreu no quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que hoje comemoram 244 anos, o presidente da ANEPC, Duarte Costa, adiantou que, após a formalização do acordo, o objetivo passa por encontrar financiamento para a concretização da obra.

“Agora, a ANEPC, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Câmara de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) têm de trabalhar em conjunto para encontrar o financiamento adequado para um investimento avultado”, afirmou Duarte Costa.

Em causa está o futuro ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho, a construir num terreno municipal na freguesia de Mazarefes.

O projeto será executado em duas fases, sendo que a primeira prevê a construção de um imóvel para acolher o Comando Sub-Regional que, desde 2002, está instalado numa parte do edifício que até 2011 funcionou como Governo Civil de Viana do Castelo.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

No mesmo terreno em Mazarefes, propriedade da autarquia, com uma área total de 8.088,1 metros quadrados, o município e a ANEPC pretendem construir uma Base de Apoio Logístico do Alto Minho.

“O objetivo é centralizar num espaço comum a todas as entidades, ganhar economia de escala, tornando a resposta às ocorrências mais barata e mais eficiente”, referiu o responsável.

O presidente da ANEPC disse que o projeto poderá vir ainda a integrar “outras valências que estão noutras áreas do território”.

“Estamos a analisar se valerá a pena agregá-las no ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho”, disse Duarte Costa, apontando como exemplo os meios de socorro para intervir em ocorrências na rede rodoviária, na ferrovia, bem como na frente atlântica.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apontou os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa Portugal 2030 ou o Orçamento de Estado como possíveis fontes de financiamento a discutir com o Governo.

O socialista Luís Nobre acrescentou que, além da cedência do terreno, o município vai ainda executar os projetos de arquitetura e de especialidade dos imóveis, em articulação com a ANEPC.

A cerimónia dos 244 anos dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo ficou também marcada pelo reforço de 13 novos elementos que se juntam aos 75 operacionais no ativo.

O município entregou ainda à corporação uma ambulância, num investimento de 75 mil euros.

O comandante dos Bombeiros Sapadores apontou que a principal fragilidade da corporação prende-se com a frota de socorro, que apresenta “algum desgaste”.

“Essa fragilidade está identificada e comunicada ao município que, a curto prazo, será satisfeita”, referiu Ricardo Fernandes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.

Regional 29 Novembro, 2025

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo lança iniciativa “Advento de Histórias” com narração diária para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.