O presidente da Câmara de Viana do Castelo decretou luto municipal, no domingo, pela morte da congénere de Lugo, Paula Alvarellos.
Em comunicado, Luís Nobre, que é também presidente do Eixo Atlântico, organização intermunicipal transfronteiriça que junta atualmente 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, diz ainda que “será endereçado um voto de pesar à família, ao Ayuntamiento de Lugo, aos seus colaboradores, ao Eixo Atlântico e a todos os seus funcionários”.
Segundo a nota, Paula Alvarelhos, de 61 anos, morreu hoje de complicações cardíacas.
O luto municipal, decretado pelo presidente da Câmara, “em nome do executivo municipal”, cumpre-se no domingo em solidariedade “para com uma cidade geminada com Viana do Castelo desde 1990 e membro do Eixo Atlântico”.
Paula Alvarellos esteve na capital do Alto Minho no passado dia 17 “para passar o testemunho a Viana do Castelo na cerimónia de abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico”.
Paula Alvarellos era também vice-presidente da mesa da Assembleia do Eixo Atlântico, tendo presidido, em 18 de fevereiro, à Assembleia Geral que aconteceu na Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.