O Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, fez a conferência de abertura do 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que, no passado fim de semana, reuniu mais de 800 pessoas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Na sua intervenção, intitulada “O espírito comunitário à luz dos discípulos de Emaús”, o conferencista salientou que a Liturgia «é comunidade com Deus e entre os batizados». E explicitou: «Cada um reza o que reza, nas várias circunstâncias que lhe tocam, mas não há-de perder o sentido global; reza ao Pai, mas não esquece os irmãos».
O Patriarca Emérito de Lisboa destacou ainda que a presença ressuscitada de Jesus é apreendida comunitariamente: «Mesmo que inclua um primeiro momento pessoal, como aconteceu com Madalena no horto, incide imediatamente nos outros, segundo a indicação de Jesus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Vi o Senhor’».
Fixando-se na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, D. Manuel Clemente disse que também os cristãos de hoje têm «a graça de ser acompanhados por aqueles que ecoam a Palavra de Jesus e repetem o gesto eucarístico». E acrescentou: «A mesa de Emaús é, agora, o altar das nossas comunidades onde nos é dado o que foi dado àqueles dois».
O conferencista desafiou ainda todos os presentes a transformar a Missa em missão: «Vamos à Missa porque aí encontramos Aquele que nos espera na Palavra e no Sacramento, para nos fazer seu Corpo eclesial, alargado no mundo e para o mundo».
Para que tal aconteça, D. Manuel Clemente pediu criatividade pastoral para responder aos desafios que a mobilidade e a concentração urbana vieram colocar à vida comunitária: «Não é a primeira vez que acontecem mudanças estruturais na nossa vida comunitária. Porém, assim como soubemos criar a civilização paroquial quando a sociedade se ruralizou, teremos agora de nos reencontrar mais transversal e intercomunitariamente, como aliás a vida acontece».
O Patriarca Emérito de Lisboa afirmou que tal deve suceder em torno de uma Liturgia acolhedora e eucaristicamente centrada.
Além de D. Manuel Clemente, o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo contou com intervenções de D. Joaquim Dionísio, D. Pio Sousa, Pe. Luís Miguel Rodrigues, entre outros. O Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à Eucaristia de encerramento, durante a qual foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e foi tornada pública a composição do novo Secretariado Diocesano de Liturgia.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.