O Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, fez a conferência de abertura do 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que, no passado fim de semana, reuniu mais de 800 pessoas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Na sua intervenção, intitulada “O espírito comunitário à luz dos discípulos de Emaús”, o conferencista salientou que a Liturgia «é comunidade com Deus e entre os batizados». E explicitou: «Cada um reza o que reza, nas várias circunstâncias que lhe tocam, mas não há-de perder o sentido global; reza ao Pai, mas não esquece os irmãos».
O Patriarca Emérito de Lisboa destacou ainda que a presença ressuscitada de Jesus é apreendida comunitariamente: «Mesmo que inclua um primeiro momento pessoal, como aconteceu com Madalena no horto, incide imediatamente nos outros, segundo a indicação de Jesus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Vi o Senhor’».
Fixando-se na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, D. Manuel Clemente disse que também os cristãos de hoje têm «a graça de ser acompanhados por aqueles que ecoam a Palavra de Jesus e repetem o gesto eucarístico». E acrescentou: «A mesa de Emaús é, agora, o altar das nossas comunidades onde nos é dado o que foi dado àqueles dois».
O conferencista desafiou ainda todos os presentes a transformar a Missa em missão: «Vamos à Missa porque aí encontramos Aquele que nos espera na Palavra e no Sacramento, para nos fazer seu Corpo eclesial, alargado no mundo e para o mundo».
Para que tal aconteça, D. Manuel Clemente pediu criatividade pastoral para responder aos desafios que a mobilidade e a concentração urbana vieram colocar à vida comunitária: «Não é a primeira vez que acontecem mudanças estruturais na nossa vida comunitária. Porém, assim como soubemos criar a civilização paroquial quando a sociedade se ruralizou, teremos agora de nos reencontrar mais transversal e intercomunitariamente, como aliás a vida acontece».
O Patriarca Emérito de Lisboa afirmou que tal deve suceder em torno de uma Liturgia acolhedora e eucaristicamente centrada.
Além de D. Manuel Clemente, o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo contou com intervenções de D. Joaquim Dionísio, D. Pio Sousa, Pe. Luís Miguel Rodrigues, entre outros. O Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à Eucaristia de encerramento, durante a qual foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e foi tornada pública a composição do novo Secretariado Diocesano de Liturgia.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.