O Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, fez a conferência de abertura do 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que, no passado fim de semana, reuniu mais de 800 pessoas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Na sua intervenção, intitulada “O espírito comunitário à luz dos discípulos de Emaús”, o conferencista salientou que a Liturgia «é comunidade com Deus e entre os batizados». E explicitou: «Cada um reza o que reza, nas várias circunstâncias que lhe tocam, mas não há-de perder o sentido global; reza ao Pai, mas não esquece os irmãos».
O Patriarca Emérito de Lisboa destacou ainda que a presença ressuscitada de Jesus é apreendida comunitariamente: «Mesmo que inclua um primeiro momento pessoal, como aconteceu com Madalena no horto, incide imediatamente nos outros, segundo a indicação de Jesus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Vi o Senhor’».
Fixando-se na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, D. Manuel Clemente disse que também os cristãos de hoje têm «a graça de ser acompanhados por aqueles que ecoam a Palavra de Jesus e repetem o gesto eucarístico». E acrescentou: «A mesa de Emaús é, agora, o altar das nossas comunidades onde nos é dado o que foi dado àqueles dois».
O conferencista desafiou ainda todos os presentes a transformar a Missa em missão: «Vamos à Missa porque aí encontramos Aquele que nos espera na Palavra e no Sacramento, para nos fazer seu Corpo eclesial, alargado no mundo e para o mundo».
Para que tal aconteça, D. Manuel Clemente pediu criatividade pastoral para responder aos desafios que a mobilidade e a concentração urbana vieram colocar à vida comunitária: «Não é a primeira vez que acontecem mudanças estruturais na nossa vida comunitária. Porém, assim como soubemos criar a civilização paroquial quando a sociedade se ruralizou, teremos agora de nos reencontrar mais transversal e intercomunitariamente, como aliás a vida acontece».
O Patriarca Emérito de Lisboa afirmou que tal deve suceder em torno de uma Liturgia acolhedora e eucaristicamente centrada.
Além de D. Manuel Clemente, o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo contou com intervenções de D. Joaquim Dionísio, D. Pio Sousa, Pe. Luís Miguel Rodrigues, entre outros. O Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à Eucaristia de encerramento, durante a qual foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e foi tornada pública a composição do novo Secretariado Diocesano de Liturgia.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.