O Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, fez a conferência de abertura do 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que, no passado fim de semana, reuniu mais de 800 pessoas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Na sua intervenção, intitulada “O espírito comunitário à luz dos discípulos de Emaús”, o conferencista salientou que a Liturgia «é comunidade com Deus e entre os batizados». E explicitou: «Cada um reza o que reza, nas várias circunstâncias que lhe tocam, mas não há-de perder o sentido global; reza ao Pai, mas não esquece os irmãos».
O Patriarca Emérito de Lisboa destacou ainda que a presença ressuscitada de Jesus é apreendida comunitariamente: «Mesmo que inclua um primeiro momento pessoal, como aconteceu com Madalena no horto, incide imediatamente nos outros, segundo a indicação de Jesus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Vi o Senhor’».
Fixando-se na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, D. Manuel Clemente disse que também os cristãos de hoje têm «a graça de ser acompanhados por aqueles que ecoam a Palavra de Jesus e repetem o gesto eucarístico». E acrescentou: «A mesa de Emaús é, agora, o altar das nossas comunidades onde nos é dado o que foi dado àqueles dois».
O conferencista desafiou ainda todos os presentes a transformar a Missa em missão: «Vamos à Missa porque aí encontramos Aquele que nos espera na Palavra e no Sacramento, para nos fazer seu Corpo eclesial, alargado no mundo e para o mundo».
Para que tal aconteça, D. Manuel Clemente pediu criatividade pastoral para responder aos desafios que a mobilidade e a concentração urbana vieram colocar à vida comunitária: «Não é a primeira vez que acontecem mudanças estruturais na nossa vida comunitária. Porém, assim como soubemos criar a civilização paroquial quando a sociedade se ruralizou, teremos agora de nos reencontrar mais transversal e intercomunitariamente, como aliás a vida acontece».
O Patriarca Emérito de Lisboa afirmou que tal deve suceder em torno de uma Liturgia acolhedora e eucaristicamente centrada.
Além de D. Manuel Clemente, o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo contou com intervenções de D. Joaquim Dionísio, D. Pio Sousa, Pe. Luís Miguel Rodrigues, entre outros. O Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à Eucaristia de encerramento, durante a qual foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e foi tornada pública a composição do novo Secretariado Diocesano de Liturgia.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.