O Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, fez a conferência de abertura do 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que, no passado fim de semana, reuniu mais de 800 pessoas no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Na sua intervenção, intitulada “O espírito comunitário à luz dos discípulos de Emaús”, o conferencista salientou que a Liturgia «é comunidade com Deus e entre os batizados». E explicitou: «Cada um reza o que reza, nas várias circunstâncias que lhe tocam, mas não há-de perder o sentido global; reza ao Pai, mas não esquece os irmãos».
O Patriarca Emérito de Lisboa destacou ainda que a presença ressuscitada de Jesus é apreendida comunitariamente: «Mesmo que inclua um primeiro momento pessoal, como aconteceu com Madalena no horto, incide imediatamente nos outros, segundo a indicação de Jesus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Vi o Senhor’».
Fixando-se na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, D. Manuel Clemente disse que também os cristãos de hoje têm «a graça de ser acompanhados por aqueles que ecoam a Palavra de Jesus e repetem o gesto eucarístico». E acrescentou: «A mesa de Emaús é, agora, o altar das nossas comunidades onde nos é dado o que foi dado àqueles dois».
O conferencista desafiou ainda todos os presentes a transformar a Missa em missão: «Vamos à Missa porque aí encontramos Aquele que nos espera na Palavra e no Sacramento, para nos fazer seu Corpo eclesial, alargado no mundo e para o mundo».
Para que tal aconteça, D. Manuel Clemente pediu criatividade pastoral para responder aos desafios que a mobilidade e a concentração urbana vieram colocar à vida comunitária: «Não é a primeira vez que acontecem mudanças estruturais na nossa vida comunitária. Porém, assim como soubemos criar a civilização paroquial quando a sociedade se ruralizou, teremos agora de nos reencontrar mais transversal e intercomunitariamente, como aliás a vida acontece».
O Patriarca Emérito de Lisboa afirmou que tal deve suceder em torno de uma Liturgia acolhedora e eucaristicamente centrada.
Além de D. Manuel Clemente, o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo contou com intervenções de D. Joaquim Dionísio, D. Pio Sousa, Pe. Luís Miguel Rodrigues, entre outros. O Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à Eucaristia de encerramento, durante a qual foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e foi tornada pública a composição do novo Secretariado Diocesano de Liturgia.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.