Em 2023, o Município de Viana do Castelo registou um número recorde de 185.052 hóspedes, o que representa um crescimento total de 22% face a 2022. Para esta acentuada subida contribuiu um acréscimo de 19% do mercado interno e de 27% de hóspedes estrangeiros.
Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística – INE e consultados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, referem ainda que nas dormidas também se registou um número máximo de 334.951, o que representa um acréscimo de 14% face ao ano anterior, com mais 10% de dormidas do mercado interno e mais 18% de dormidas de estrangeiros.
No que toca às nacionalidades dos visitantes com mais Dormidas, o top cinco de países, além do mercado nacional, integra Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos da América. A Espanha registou um aumento de 20% face ao ano transato, num total de 49.411 dormidas. Já a Alemanha registou um aumento de 8%, totalizando 25.106 dormidas, França um aumento de 2%, num total de 16.340.
Já o Reino Unido, apesar do decréscimo de 5% face a 2022, continua no quarto lugar da tabela, com 11.593 dormidas, seguido de Estados Unidos da América, que cresceu 3%, com 8.757.
No top 5 do número de hóspedes encontram-se os mesmos cinco países: Espanha, com 26.830 hóspedes (mais 21% face a 2022), Alemanha com 10.679 (mais 19%), França com 7.118 (mas 4%), Estados Unidos da América com 5.613 hóspedes (mais 27%) e Reino Unido com 4.273 (mais 7%).
Em 2023, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico de Viana do Castelo ascenderam a 23.221.779 euros, o que representa um aumento de 16% face a 2022. Em termos de proveitos de aposento, o valor ascende a 17.351.185 euros, um acréscimo de 20% face ao ano anterior.
No ano passado, tal como no período homólogo de 2022, Viana do Castelo manteve a 7ª posição em número total de hóspedes e 6ª posição no número total de dormidas, no ranking da região Norte.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.