Em 2023, o Município de Viana do Castelo registou um número recorde de 185.052 hóspedes, o que representa um crescimento total de 22% face a 2022. Para esta acentuada subida contribuiu um acréscimo de 19% do mercado interno e de 27% de hóspedes estrangeiros.
Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística – INE e consultados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, referem ainda que nas dormidas também se registou um número máximo de 334.951, o que representa um acréscimo de 14% face ao ano anterior, com mais 10% de dormidas do mercado interno e mais 18% de dormidas de estrangeiros.
No que toca às nacionalidades dos visitantes com mais Dormidas, o top cinco de países, além do mercado nacional, integra Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos da América. A Espanha registou um aumento de 20% face ao ano transato, num total de 49.411 dormidas. Já a Alemanha registou um aumento de 8%, totalizando 25.106 dormidas, França um aumento de 2%, num total de 16.340.
Já o Reino Unido, apesar do decréscimo de 5% face a 2022, continua no quarto lugar da tabela, com 11.593 dormidas, seguido de Estados Unidos da América, que cresceu 3%, com 8.757.
No top 5 do número de hóspedes encontram-se os mesmos cinco países: Espanha, com 26.830 hóspedes (mais 21% face a 2022), Alemanha com 10.679 (mais 19%), França com 7.118 (mas 4%), Estados Unidos da América com 5.613 hóspedes (mais 27%) e Reino Unido com 4.273 (mais 7%).
Em 2023, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico de Viana do Castelo ascenderam a 23.221.779 euros, o que representa um aumento de 16% face a 2022. Em termos de proveitos de aposento, o valor ascende a 17.351.185 euros, um acréscimo de 20% face ao ano anterior.
No ano passado, tal como no período homólogo de 2022, Viana do Castelo manteve a 7ª posição em número total de hóspedes e 6ª posição no número total de dormidas, no ranking da região Norte.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.