A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 28 de abril a 9 de maio, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que irá abranger 11.100 alunos das escolas do concelho, entre ensino público e privado.
Esta iniciativa, que já vai na 16ª edição, tem como mote “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”.
Durante estes dias, levará às escolas contadores de histórias, sessões nas escolas, encontros com escritores, espetáculos de teatro, oficinas de escrita, espetáculos musicais e de dança, oficinas de ilustração e palestras, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores.
A iniciativa integra, como habitualmente, o Encontro de Bibliotecas Escolares, com um programa específico que acontece na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada para as 9h45 de 3 de maio, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, e Rede de Bibliotecas Escolares, Liliana Silva.
O encontro integra o painel “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”, com Carlos Fiolhais, Nuno Maulide, Eusébio André Machado e moderação de Sílvia Vidinha, das 10h30 às 12h20. A manhã encerra com testemunhos das bibliotecas escolares, por alunos do concelho vianense.
De tarde, das 14h00 às 17h30, serão promovidos workshops diversos na Escola Secundária de Monserrate, abordando temas como “A IA e as bibliotecas escolares”, “Revisitar Camilo: visita guiada à Casa-Museu Camilo Castelo Branco”, “Marketing nas escolas: edição de fotografia e vídeo” e “Oficina de escrita e expressão oral”.
Dias 5, 6, 7 e 8 de maio o programa integra sessões online, sempre das 18h00 às 20h00. Dia 5 de maio, segunda-feira, o foco é na cultura e literatura e será abordado “Camões e Camilo: porquê continuar a lê-los?”. Dia 6, terça-feira, o enfoque é na cidadania e interculturalidade, com a sessão a discutir “Como acolhemos e educamos para a diversidade?”.
Dia 7 de maio, quarta-feira, currículo e integração, debatendo “Português língua não materna: que práticas?”. Já a 8 de maio, com o destaque na literatura e ilustração, focando “Qual o papel dos clássicos na literatura juvenil?”.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.