A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 28 de abril a 9 de maio, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que irá abranger 11.100 alunos das escolas do concelho, entre ensino público e privado.
Esta iniciativa, que já vai na 16ª edição, tem como mote “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”.
Durante estes dias, levará às escolas contadores de histórias, sessões nas escolas, encontros com escritores, espetáculos de teatro, oficinas de escrita, espetáculos musicais e de dança, oficinas de ilustração e palestras, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores.
A iniciativa integra, como habitualmente, o Encontro de Bibliotecas Escolares, com um programa específico que acontece na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada para as 9h45 de 3 de maio, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, e Rede de Bibliotecas Escolares, Liliana Silva.
O encontro integra o painel “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”, com Carlos Fiolhais, Nuno Maulide, Eusébio André Machado e moderação de Sílvia Vidinha, das 10h30 às 12h20. A manhã encerra com testemunhos das bibliotecas escolares, por alunos do concelho vianense.
De tarde, das 14h00 às 17h30, serão promovidos workshops diversos na Escola Secundária de Monserrate, abordando temas como “A IA e as bibliotecas escolares”, “Revisitar Camilo: visita guiada à Casa-Museu Camilo Castelo Branco”, “Marketing nas escolas: edição de fotografia e vídeo” e “Oficina de escrita e expressão oral”.
Dias 5, 6, 7 e 8 de maio o programa integra sessões online, sempre das 18h00 às 20h00. Dia 5 de maio, segunda-feira, o foco é na cultura e literatura e será abordado “Camões e Camilo: porquê continuar a lê-los?”. Dia 6, terça-feira, o enfoque é na cidadania e interculturalidade, com a sessão a discutir “Como acolhemos e educamos para a diversidade?”.
Dia 7 de maio, quarta-feira, currículo e integração, debatendo “Português língua não materna: que práticas?”. Já a 8 de maio, com o destaque na literatura e ilustração, focando “Qual o papel dos clássicos na literatura juvenil?”.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.