A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 28 de abril a 9 de maio, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que irá abranger 11.100 alunos das escolas do concelho, entre ensino público e privado.
Esta iniciativa, que já vai na 16ª edição, tem como mote “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”.
Durante estes dias, levará às escolas contadores de histórias, sessões nas escolas, encontros com escritores, espetáculos de teatro, oficinas de escrita, espetáculos musicais e de dança, oficinas de ilustração e palestras, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores.
A iniciativa integra, como habitualmente, o Encontro de Bibliotecas Escolares, com um programa específico que acontece na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada para as 9h45 de 3 de maio, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, e Rede de Bibliotecas Escolares, Liliana Silva.
O encontro integra o painel “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”, com Carlos Fiolhais, Nuno Maulide, Eusébio André Machado e moderação de Sílvia Vidinha, das 10h30 às 12h20. A manhã encerra com testemunhos das bibliotecas escolares, por alunos do concelho vianense.
De tarde, das 14h00 às 17h30, serão promovidos workshops diversos na Escola Secundária de Monserrate, abordando temas como “A IA e as bibliotecas escolares”, “Revisitar Camilo: visita guiada à Casa-Museu Camilo Castelo Branco”, “Marketing nas escolas: edição de fotografia e vídeo” e “Oficina de escrita e expressão oral”.
Dias 5, 6, 7 e 8 de maio o programa integra sessões online, sempre das 18h00 às 20h00. Dia 5 de maio, segunda-feira, o foco é na cultura e literatura e será abordado “Camões e Camilo: porquê continuar a lê-los?”. Dia 6, terça-feira, o enfoque é na cidadania e interculturalidade, com a sessão a discutir “Como acolhemos e educamos para a diversidade?”.
Dia 7 de maio, quarta-feira, currículo e integração, debatendo “Português língua não materna: que práticas?”. Já a 8 de maio, com o destaque na literatura e ilustração, focando “Qual o papel dos clássicos na literatura juvenil?”.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.