Logo
Cultura

Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Cultura para promover marcas identitárias do concelho

14 Novembro, 2023 | 10:08
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, com o intuito de reflexão e partilhada dos cidadãos e suas instituições, unindo esforços e competências no desenho de um projeto comum em torno da cultura.

Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, numa cerimónia que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e de diversos representantes de associações, coletividades, artistas e personalidades da cultura do concelho vianense.

Este projeto aberto, visa mobilizar não só em dimensão nacional, mas também europeia e internacional, a partir da força das marcas identitárias de Viana do Castelo, aproveitando aquilo que é a sua matriz cultural.

O Conselho Municipal de Cultura assume-se como um órgão consultivo composto pelo Presidente da Câmara Municipal; pelo Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura; por Nuno Ferraz, representante das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia; Hélder Dias, representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Eduardo Parente, representante da Diocese de Viana do Castelo; Sílvia Vidinha, representante dos agrupamentos de escolas; Ricardo Sousa, representante das escolas privadas; Paulo Maciel, representante do ensino profissional de música; João Cruz, representante das bandas filarmónicas; Alberto Rego, representante dos grupos folclóricos; Ricardo Simões, representante dos grupos de teatro; Paula Brites Ferreira, representante das escolas/academias de dança; Elisa Ruivo, representante das escolas de música; Ana Sofia Cunha e António Jardim da Silva, representantes das Associações Culturais; Rita Guedes Tavares, representante dos artistas plásticos; Marlene Ferraz, representante dos escritores; Carlos Viana, representante das associações de cinema/vídeo/fotografia; Vítor Lima, representante dos grupos corais/polifónicos/tunas; Mário Rocha e Hugo Maciel, pessoas de reconhecido mérito na área da cultura, designadas pelo Presidente da Câmara Municipal.

Após a tomada de posse dos seus membros, realizou-se a primeira reunião ordinária deste Conselho, para discutir o desenvolvimento cultural do concelho e a revisão do regulamento de apoio ao associativismo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.