O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, com o intuito de reflexão e partilhada dos cidadãos e suas instituições, unindo esforços e competências no desenho de um projeto comum em torno da cultura.
Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, numa cerimónia que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e de diversos representantes de associações, coletividades, artistas e personalidades da cultura do concelho vianense.
Este projeto aberto, visa mobilizar não só em dimensão nacional, mas também europeia e internacional, a partir da força das marcas identitárias de Viana do Castelo, aproveitando aquilo que é a sua matriz cultural.
O Conselho Municipal de Cultura assume-se como um órgão consultivo composto pelo Presidente da Câmara Municipal; pelo Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura; por Nuno Ferraz, representante das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia; Hélder Dias, representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Eduardo Parente, representante da Diocese de Viana do Castelo; Sílvia Vidinha, representante dos agrupamentos de escolas; Ricardo Sousa, representante das escolas privadas; Paulo Maciel, representante do ensino profissional de música; João Cruz, representante das bandas filarmónicas; Alberto Rego, representante dos grupos folclóricos; Ricardo Simões, representante dos grupos de teatro; Paula Brites Ferreira, representante das escolas/academias de dança; Elisa Ruivo, representante das escolas de música; Ana Sofia Cunha e António Jardim da Silva, representantes das Associações Culturais; Rita Guedes Tavares, representante dos artistas plásticos; Marlene Ferraz, representante dos escritores; Carlos Viana, representante das associações de cinema/vídeo/fotografia; Vítor Lima, representante dos grupos corais/polifónicos/tunas; Mário Rocha e Hugo Maciel, pessoas de reconhecido mérito na área da cultura, designadas pelo Presidente da Câmara Municipal.
Após a tomada de posse dos seus membros, realizou-se a primeira reunião ordinária deste Conselho, para discutir o desenvolvimento cultural do concelho e a revisão do regulamento de apoio ao associativismo.

Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.