O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, com o intuito de reflexão e partilhada dos cidadãos e suas instituições, unindo esforços e competências no desenho de um projeto comum em torno da cultura.
Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, numa cerimónia que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e de diversos representantes de associações, coletividades, artistas e personalidades da cultura do concelho vianense.
Este projeto aberto, visa mobilizar não só em dimensão nacional, mas também europeia e internacional, a partir da força das marcas identitárias de Viana do Castelo, aproveitando aquilo que é a sua matriz cultural.
O Conselho Municipal de Cultura assume-se como um órgão consultivo composto pelo Presidente da Câmara Municipal; pelo Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura; por Nuno Ferraz, representante das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia; Hélder Dias, representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Eduardo Parente, representante da Diocese de Viana do Castelo; Sílvia Vidinha, representante dos agrupamentos de escolas; Ricardo Sousa, representante das escolas privadas; Paulo Maciel, representante do ensino profissional de música; João Cruz, representante das bandas filarmónicas; Alberto Rego, representante dos grupos folclóricos; Ricardo Simões, representante dos grupos de teatro; Paula Brites Ferreira, representante das escolas/academias de dança; Elisa Ruivo, representante das escolas de música; Ana Sofia Cunha e António Jardim da Silva, representantes das Associações Culturais; Rita Guedes Tavares, representante dos artistas plásticos; Marlene Ferraz, representante dos escritores; Carlos Viana, representante das associações de cinema/vídeo/fotografia; Vítor Lima, representante dos grupos corais/polifónicos/tunas; Mário Rocha e Hugo Maciel, pessoas de reconhecido mérito na área da cultura, designadas pelo Presidente da Câmara Municipal.
Após a tomada de posse dos seus membros, realizou-se a primeira reunião ordinária deste Conselho, para discutir o desenvolvimento cultural do concelho e a revisão do regulamento de apoio ao associativismo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.