O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, com o intuito de reflexão e partilhada dos cidadãos e suas instituições, unindo esforços e competências no desenho de um projeto comum em torno da cultura.
Luís Nobre, procedeu à instalação do Conselho Municipal de Cultura, numa cerimónia que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e de diversos representantes de associações, coletividades, artistas e personalidades da cultura do concelho vianense.
Este projeto aberto, visa mobilizar não só em dimensão nacional, mas também europeia e internacional, a partir da força das marcas identitárias de Viana do Castelo, aproveitando aquilo que é a sua matriz cultural.
O Conselho Municipal de Cultura assume-se como um órgão consultivo composto pelo Presidente da Câmara Municipal; pelo Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura; por Nuno Ferraz, representante das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia; Hélder Dias, representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Eduardo Parente, representante da Diocese de Viana do Castelo; Sílvia Vidinha, representante dos agrupamentos de escolas; Ricardo Sousa, representante das escolas privadas; Paulo Maciel, representante do ensino profissional de música; João Cruz, representante das bandas filarmónicas; Alberto Rego, representante dos grupos folclóricos; Ricardo Simões, representante dos grupos de teatro; Paula Brites Ferreira, representante das escolas/academias de dança; Elisa Ruivo, representante das escolas de música; Ana Sofia Cunha e António Jardim da Silva, representantes das Associações Culturais; Rita Guedes Tavares, representante dos artistas plásticos; Marlene Ferraz, representante dos escritores; Carlos Viana, representante das associações de cinema/vídeo/fotografia; Vítor Lima, representante dos grupos corais/polifónicos/tunas; Mário Rocha e Hugo Maciel, pessoas de reconhecido mérito na área da cultura, designadas pelo Presidente da Câmara Municipal.
Após a tomada de posse dos seus membros, realizou-se a primeira reunião ordinária deste Conselho, para discutir o desenvolvimento cultural do concelho e a revisão do regulamento de apoio ao associativismo.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.