Logo
Regional

Viana do Castelo consolida indústria de produção de válvulas

22 Julho, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje o contrato de investimento com a Valforjado Indústria de Válvulas, Unipessoal Lda, para que a empresa, com sede na freguesia de Chafé, avance com um investimento de 1,847 milhões de euros num novo projeto industrial.

Este investimento vem, assim, consolidar uma indústria que existe há mais de 60 anos no concelho, dando continuidade e reforçando uma tradição industrial vianense.

A Valforjado Indústria de Válvulas é uma empresa vocacionada para a área de conceção, desenvolvimento, fabrico e comércio de válvulas para diversas aplicações industriais, e pretende levar a cabo a construção de nova unidade industrial, num projeto do arquiteto César Cruz. A Valforjado conta com produto certificado para o mercado nacional, utilizando tecnologia de valor acrescentado.

 A empresa conta com 13 postos de trabalho nas atuais instalações, que se encontram limitadas pela falta de espaço, pelo que o objetivo passa por aumentar esse número até um máximo de 19 pessoas.

A empresa deverá concretizar o investimento previsto no prazo máximo de 2 anos; manter as instalações em funcionamento por um período nunca inferior a 10 anos; empregar na unidade industrial um número de trabalhadores igual ou superior a 19; realizar um investimento financeiro no conjunto do projeto industrial superior a 1.847.342 euros; cumprir todas as disposições legais e regulamentadoras da atividade a desenvolver e nos termos exatos das licenças a conceder; e entregar, trimestralmente, um relatório final de avaliação do trabalho efetuado. 

A atividade que se pretende desenvolver no novo edifício consiste no desenvolvimento de válvulas industriais para aplicações tão diversas como sejam, por exemplo, as indústrias química, celulose, centrais térmicas e centrais nucleares. O aumento da capacidade produtiva, a aposta numa superior automação de processos e a introdução de tecnologias de última geração permitirão capacitar a empresa para o desenvolvimento de novas gamas de produto, consonantes com as necessidades de segmentos internacionais dotados de valor acrescentado.

Em 2022, a empresa alcançou um volume total de vendas de 1.047.766 euros, sendo 3,7% das vendas mercado nacional, 79,5% mercado comunitário e 16,8% das vendas para mercado extra-comunitário, exportando, pois, 95% da sua produção. Com este novo projeto, a Valforjado pretende uma abordagem consolidada a novos mercados, tais como Noruega, Médio Oriente, França, Alemanha, Reino Unido, Malásia e Austrália.

Nesse sentido, através do contrato hoje assinado, o Município de Viana do Castelo dá continuidade à promoção e incremento de condições, no concelho, para a criação de emprego, alargamento do tecido industrial a áreas e setores complementares aos atuais ‘clusters’ e também ao reforço da atratividade, competitividade e inovação do território como espaço de localização empresarial qualificada. Nesse sentido, em janeiro de 2024, a Câmara Municipal aprovou o Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais associados aos Impostos Municipais e Incentivos à Atividade Económica.

Neste contexto, através do contrato assinado esta segunda-feira, a empresa garante, por parte do município vianense, o benefício de isenção de pagamento de taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística – processo de obras 222/23 LEI – bem como demais taxas que sejam devidas por alterações/aditamentos ao projeto, exceto as taxas de compensação, nos termos previstos no Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais associados aos Impostos Municipais e Incentivos à Atividade Económica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.

Regional 26 Janeiro, 2026

Ponte da Barca apoia apicultores após incêndios com 2 toneladas de alimento para abelhas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional
Regional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 334 mil euros em Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.

Regional 26 Janeiro, 2026

Webincode aproxima empresas de Viana do Castelo da tecnologia Cegid PHC

A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC sai derrotado em Porto Salvo na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.