Viana do Castelo conquistou dois galardões nos Prémios Navegantes XXI com os projetos Work in Viana e Viana Market. Os Prémios Navegantes XXI, promovidos pela ACEPI - Associação de Economia Digital de Portugal, são uma iniciativa que anualmente premeia o melhor da Economia e Sociedade Digital em Portugal nas mais diversas vertentes.
Assim, Viana do Castelo conquistou o Melhor Projeto Digital Administração Pública Local e Regional com o Work in Viana e o Melhor Projeto de Comércio de Proximidade – Powered by Comércio Digital com o site Viana Market.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu hoje às equipas que permitiram ao município conquistar estes galardões com o desenvolvimento destes dois projetos criados por agentes locais que têm como objetivo a promoção do concelho e a dinamização da economia local.
O Work in Viana surgiu para potenciar a cidade e o concelho do ponto de vista empresarial e do ponto de vista do desenvolvimento económico e social. Em fevereiro de 2022, foi lançado o site orientado à conjugação de oferta e procura de trabalho em Viana, dando também a conhecer as mais valias da cidade quer em termos de estilo de vida saudável, como gastronomia ou habitação.
As principais motivações para a criação de um portal dedicado ao emprego foram a inexistência de um meio facilitador de informação que aproximasse talentos e empresas e a criação de meios de fornecimento de dados para análises estatísticas das taxas de sucesso da correspondência entre oferta/procura de emprego. Empreendedores, empresários e investidores que já se renderam a Viana do Castelo podem, neste portal, saber mais sobre os apoios e programas de incentivo que têm sido decisivos para a fixação de empresas na cidade.
Para os que escolhem Viana para viver, neste site encontram respostas para todas as questões que envolvem uma vida plena, com informação sobre os recursos e serviços que a cidade oferece.
Já o site Viana Market foi lançado em plena pandemia e corresponde a uma plataforma onde estão reunidos digitalmente os comerciantes locais de Viana do Castelo, promovendo a aquisição de produtos de forma simples e rápida. Assim, para além de terem a loja física, através da plataforma as lojas contam com uma presença online nesta ferramenta digital, garantindo a comercialização, cobrança e expedição dos produtos vianenses, de Viana do Castelo para o mundo.
Desenvolvida no âmbito do projeto Comércio Digital de Viana do Castelo, iniciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e a Associação da Economia Digital (ACEPI), a plataforma foi criada por um consórcio constituído por empresas do concelho: Blisq Creative, Atlanse e Untile.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.