Viana do Castelo conquistou dois galardões nos Prémios Navegantes XXI com os projetos Work in Viana e Viana Market. Os Prémios Navegantes XXI, promovidos pela ACEPI - Associação de Economia Digital de Portugal, são uma iniciativa que anualmente premeia o melhor da Economia e Sociedade Digital em Portugal nas mais diversas vertentes.
Assim, Viana do Castelo conquistou o Melhor Projeto Digital Administração Pública Local e Regional com o Work in Viana e o Melhor Projeto de Comércio de Proximidade – Powered by Comércio Digital com o site Viana Market.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu hoje às equipas que permitiram ao município conquistar estes galardões com o desenvolvimento destes dois projetos criados por agentes locais que têm como objetivo a promoção do concelho e a dinamização da economia local.
O Work in Viana surgiu para potenciar a cidade e o concelho do ponto de vista empresarial e do ponto de vista do desenvolvimento económico e social. Em fevereiro de 2022, foi lançado o site orientado à conjugação de oferta e procura de trabalho em Viana, dando também a conhecer as mais valias da cidade quer em termos de estilo de vida saudável, como gastronomia ou habitação.
As principais motivações para a criação de um portal dedicado ao emprego foram a inexistência de um meio facilitador de informação que aproximasse talentos e empresas e a criação de meios de fornecimento de dados para análises estatísticas das taxas de sucesso da correspondência entre oferta/procura de emprego. Empreendedores, empresários e investidores que já se renderam a Viana do Castelo podem, neste portal, saber mais sobre os apoios e programas de incentivo que têm sido decisivos para a fixação de empresas na cidade.
Para os que escolhem Viana para viver, neste site encontram respostas para todas as questões que envolvem uma vida plena, com informação sobre os recursos e serviços que a cidade oferece.
Já o site Viana Market foi lançado em plena pandemia e corresponde a uma plataforma onde estão reunidos digitalmente os comerciantes locais de Viana do Castelo, promovendo a aquisição de produtos de forma simples e rápida. Assim, para além de terem a loja física, através da plataforma as lojas contam com uma presença online nesta ferramenta digital, garantindo a comercialização, cobrança e expedição dos produtos vianenses, de Viana do Castelo para o mundo.
Desenvolvida no âmbito do projeto Comércio Digital de Viana do Castelo, iniciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e a Associação da Economia Digital (ACEPI), a plataforma foi criada por um consórcio constituído por empresas do concelho: Blisq Creative, Atlanse e Untile.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.