O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: na categoria Saúde e Bem-estar, sub-categoria de Criação de Unidades de Saúde Móvel, venceu com o projeto Unidade Móvel de Saúde; na categoria Economia, sub-categoria Oportunidades para a Juventude, venceu com o projeto “Viana Jovens Empreendedores”; e na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, sub-categoria Reciclagem, foi vencedor com o projeto Viana Abraça.
Sobre a Unidade Móvel de Saúde, que tem como slogan “Vamos mais longe por uma saúde mais próxima”, surgiu da necessidade de dotar as freguesias de Viana do Castelo com um ponto de rastreio e tratamento acessível a todos os cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis. Tem como missão complementar apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a
proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
Criada pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, pretende promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a
mudança de atitudes e comportamentos. A UMS iniciou atividade em dezembro de 2020. Percorre 24 freguesias do concelho, com paragens fixas, mediante um cronograma que se repete a cada 6 semanas. Já realizou mais de 5.000 atendimentos e interagiu com mais de 12.000 vianenses.
A Unidade Móvel é uma carrinha adaptada com material que permite efetuar consulta e tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários. Os atendimentos são garantidos por dois recursos humanos e efetuados sempre por um profissional de enfermagem, que avalia sinais vitais, analisa o estado de saúde geral e efetua esclarecimento, aconselhamento e encaminhamento.
No que toca ao “Viana Jovens Empreendedores”, a Câmara Municipal aprovou, em 2020, por unanimidade, a criação de concursos para jovens empreendedores, para promoverem projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego.
O projeto “Viana Jovens Empreendedores” surgiu no âmbito das políticas de apoio à juventude do Município de Viana do Castelo. Com este projeto pretende-se fomentar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.
Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.
Já no âmbito da reciclagem, Viana do Castelo tem sido pioneira, a nível nacional, com o projeto Viana Abraça, método de recolha seletiva de biorresíduos implementado no município.
O Viana Abraça pretende estimular a separação e aumentar a valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na economia circular.
A valorização destes resíduos acarreta evidentes benefícios da emissão de gases com efeito de estufa, mas também sociais e económicos, permitindo gerar uma poupança considerável com o seu desvio de aterro, que se traduz, neste caso, em apoios a instituições de solidariedade social do município.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.