Logo
Regional

Viana do Castelo conquista Prémio Autarquia do Ano com três projetos

23 Maio, 2023 | 10:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: na categoria Saúde e Bem-estar, sub-categoria de Criação de Unidades de Saúde Móvel, venceu com o projeto Unidade Móvel de Saúde; na categoria Economia, sub-categoria Oportunidades para a Juventude, venceu com o projeto “Viana Jovens Empreendedores”; e na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, sub-categoria Reciclagem, foi vencedor com o projeto Viana Abraça.

Sobre a Unidade Móvel de Saúde, que tem como slogan “Vamos mais longe por uma saúde mais próxima”, surgiu da necessidade de dotar as freguesias de Viana do Castelo com um ponto de rastreio e tratamento acessível a todos os cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis. Tem como missão complementar apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a
proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Criada pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, pretende promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a
mudança de atitudes e comportamentos. A UMS iniciou atividade em dezembro de 2020. Percorre 24 freguesias do concelho, com paragens fixas, mediante um cronograma que se repete a cada 6 semanas. Já realizou mais de 5.000 atendimentos e interagiu com mais de 12.000 vianenses.

A Unidade Móvel é uma carrinha adaptada com material que permite efetuar consulta e tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários. Os atendimentos são garantidos por dois recursos humanos e efetuados sempre por um profissional de enfermagem, que avalia sinais vitais, analisa o estado de saúde geral e efetua esclarecimento, aconselhamento e encaminhamento.

No que toca ao “Viana Jovens Empreendedores”, a Câmara Municipal aprovou, em 2020, por unanimidade, a criação de concursos para jovens empreendedores, para promoverem projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego.

O projeto “Viana Jovens Empreendedores” surgiu no âmbito das políticas de apoio à juventude do Município de Viana do Castelo. Com este projeto pretende-se fomentar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.

Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.

Já no âmbito da reciclagem, Viana do Castelo tem sido pioneira, a nível nacional, com o projeto Viana Abraça, método de recolha seletiva de biorresíduos implementado no município.

O Viana Abraça pretende estimular a separação e aumentar a valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na economia circular.

A valorização destes resíduos acarreta evidentes benefícios da emissão de gases com efeito de estufa, mas também sociais e económicos, permitindo gerar uma poupança considerável com o seu desvio de aterro, que se traduz, neste caso, em apoios a instituições de solidariedade social do município.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.