A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem abertas, até 27 de abril, as pré-candidaturas do “VIANA PRÁXIS - Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo” nas categorias “Edificado” e “Carreira”.
Considerando os elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, o município promove o VIANA PRÁXIS como um reconhecimento público e um estímulo para profissionais, cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo, visando distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património edificado.
À categoria Edificado podem concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.
Esta categoria visa premiar obras de criação de novos espaços urbanos de edificações e obras de reabilitação urbana, inseridas em tecido urbano consolidado e circunscrito às Áreas de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo legalmente constituídas, desde que se revele importante para a reabilitação urbana da envolvente e se enquadre no conceito de reabilitação urbana consagrado no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana como “a forma de intervenção destinada a conferir adequadas características de desempenho e de segurança funcional, estrutural e construtiva a um ou a vários edifícios, às construções funcionalmente adjacentes incorporadas no seu logradouro, bem como às frações eventualmente integradas nesse edifício, ou a conceder-lhes novas aptidões funcionais, determinadas em função das opções de reabilitação urbana prosseguidas, com vista a permitir novos usos ou o mesmo uso com padrões de desempenho mais elevados, podendo compreender uma ou mais operações urbanísticas”.
A categoria Carreira visa distinguir personalidades, que ao longo da sua carreira mais se distinguiram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.
O Prédio Edificado atribui 5.000 euros ao autor do projeto, sendo o proprietário da obra premiado com um troféu com menção do prémio e o promotor com um diploma oficial. Já o Prémio Carreira recebe um diploma oficial.
Para a edição deste ano, as pré-candidaturas para a categoria “Edificado” estão abertas até dia 27 de abril. De 28 de abril a 2 de maio, acontece a apreciação, seleção e comunicação aos proponentes da aceitação das pré-candidaturas. As candidaturas são formalizadas de 5 a 16 de maio, com pedidos de esclarecimento através do e-mail vianapraxis@cm-viana-castelo.pt de 19 a 23 de maio. As candidaturas serão posteriormente analisadas e apreciadas, estando determinada para 12 de junho a data da cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.
Todas as informações e regulamento deverão ser consultadas em:
O Sporting de Braga venceu o Nottingham Forest por 1-0, esta quinta-feira, na sétima e penúltima jornada da fase de liga da Liga Europa, mantendo-se em posição de apuramento direto para os oitavos de final.
Um golo de Deniz Gül aos 90 minutos evitou, esta quinta-feira, a derrota do FC Porto no reduto do Viktoria Plzen, com as equipas a empatarem 1-1, em jogo da sétima e penúltima ronda da fase de liga da Liga Europa. O resultado assegura aos ‘dragões’ um lugar no play-off de acesso aos oitavos de final.
A Proteção Civil anunciou esta quinta-feira o agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental devido à passagem da tempestade Ingrid, que deverá trazer neve a baixas altitudes, vento intenso, precipitação forte e forte agitação marítima.
Valença registou este ano um recorde de participação no concurso “Compras de Natal”, com 125 estabelecimentos aderentes e a recolha de mais de 12 mil cupões de vendas, comprovando a força e atratividade do comércio local durante a época natalícia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal feminina Placard, ditou o sorteio realizado na Cidade do Futebol. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard, num dos embates mais equilibrados desta fase da competição.
O parque de campismo do Cabedelo, em Viana do Castelo, está encerrado há cerca de dois meses, depois de a Orbitur ter comunicado à Câmara Municipal que não pretendia continuar a assegurar a exploração do espaço.
A Associação “Dinamicamente” recebeu um donativo de 1.000 € dos funcionários da Câmara Municipal de Monção, resultado da contribuição feita durante o último Jantar de Natal da autarquia, realizado a 19 de dezembro no Restaurante “Encosta do Crasto”.