A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem abertas, até 27 de abril, as pré-candidaturas do “VIANA PRÁXIS - Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo” nas categorias “Edificado” e “Carreira”.
Considerando os elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, o município promove o VIANA PRÁXIS como um reconhecimento público e um estímulo para profissionais, cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo, visando distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património edificado.
À categoria Edificado podem concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.
Esta categoria visa premiar obras de criação de novos espaços urbanos de edificações e obras de reabilitação urbana, inseridas em tecido urbano consolidado e circunscrito às Áreas de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo legalmente constituídas, desde que se revele importante para a reabilitação urbana da envolvente e se enquadre no conceito de reabilitação urbana consagrado no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana como “a forma de intervenção destinada a conferir adequadas características de desempenho e de segurança funcional, estrutural e construtiva a um ou a vários edifícios, às construções funcionalmente adjacentes incorporadas no seu logradouro, bem como às frações eventualmente integradas nesse edifício, ou a conceder-lhes novas aptidões funcionais, determinadas em função das opções de reabilitação urbana prosseguidas, com vista a permitir novos usos ou o mesmo uso com padrões de desempenho mais elevados, podendo compreender uma ou mais operações urbanísticas”.
A categoria Carreira visa distinguir personalidades, que ao longo da sua carreira mais se distinguiram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.
O Prédio Edificado atribui 5.000 euros ao autor do projeto, sendo o proprietário da obra premiado com um troféu com menção do prémio e o promotor com um diploma oficial. Já o Prémio Carreira recebe um diploma oficial.
Para a edição deste ano, as pré-candidaturas para a categoria “Edificado” estão abertas até dia 27 de abril. De 28 de abril a 2 de maio, acontece a apreciação, seleção e comunicação aos proponentes da aceitação das pré-candidaturas. As candidaturas são formalizadas de 5 a 16 de maio, com pedidos de esclarecimento através do e-mail vianapraxis@cm-viana-castelo.pt de 19 a 23 de maio. As candidaturas serão posteriormente analisadas e apreciadas, estando determinada para 12 de junho a data da cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.
Todas as informações e regulamento deverão ser consultadas em:
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.