Logo
Regional

Viana do Castelo com “melhoria de todos os indicadores económicos”

18 Junho, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A consolidação de contas da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo de 2024, aprovada pela maioria socialista, apresenta “melhorias em todos os indicadores económicos relativamente a 2023”, afirmou o presidente da autarquia.

“Melhorámos na autonomia financeira. Passamos de 80,7%, em 2023, para 84,5, em 2024, a solvabilidade passou de 418,4%, em 2023, para 544,5%, em 2024, a liquidez geral passou de 37,6% para 44,4%, a liquidez reduzida de 36,8 para 46%, a liquidez imediata passou de 13,6% para 19,2% e o rendimento do património líquido passou de 1,7%, em 2023, para 2,3%, no ano passado”, afirmou o autarca Luís Nobre.

Na votação do documento técnico, em reunião ordinária do executivo municipal, o vereador independente Eduardo Teixeira votou contra e os vereadores do PSD, CDS-PP e CDU abstiveram-se.

Eduardo Teixeira justificou o sentido de voto por considerar que “a Câmara aumentou o passivo financeiro de 2023 para 2024”.

“O passivo com os empréstimos aprovados recentemente aumenta de 36 para 38 milhões de euros. O passivo é insustentável”, sublinhou.

Segundo o documento, no ano de 2024, o total da receita arrecadada ultrapassou os cem milhões de euros, atingindo o valor de 101,121 milhões de euros, que “comparativamente ao ano anterior representa um aumento de 16,647 milhões de euros”.

“A receita corrente, face ao ano anterior, registou um aumento de 11,8%, fixando-se em 77,131 milhões euros. A receita de capital, comparativamente ao ano anterior, registou um forte aumento de 54,6%, explicada pelo aumento da receita proveniente de fundos comunitários”, lê-se no documento.

Já “a despesa total acompanhou o registo da Receita Total, atingindo o valor de 100,121 milhões de euros”.

“A despesa corrente registou um aumento de 19,6%, justificado, sobretudo, pelo aumento das transferências correntes e encargos financeiros. A despesa de capital registou um aumento de 15,6%, justificada pelo aumento da rubrica de passivos financeiros e transferências de capital”, refere.

Os “saldos orçamentais, com a exceção do Saldo do Corrente, registaram uma evolução positiva, destacando-se o Saldo Capital, registando uma apreciação de 5,334 milhões de euros, face ao ano anterior”.

Para o autarca socialista, estes resultados refletem “rigor”, adiantando que o município está “melhor em tudo, qualidade de vida, projetos em curso e em todos os indicadores”.

Sobre as críticas de endividamento da autarquia, Luís Nobre afirmou que nunca quis “fechar o mandato com mais dívida” do que recebeu.

“Terminamos o mandato em melhor situação do que quando começámos”, sustentou.

O executivo municipal aprovou ainda, com os votos contra do CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira, e a abstenção do PSD e da CDU, a autorização para contrair na Caixa Agrícola um empréstimo de mais de 2,5 milhões de euros para “garantir o aumento de património” do município.

Com aquele montante, a autarquia “pretende adquirir um conjunto de imóveis necessários à execução de vários projetos, como a ampliação do cemitério de Areosa, no valor de 238.566,55 euros, a construção de habitação a preços controlados em Darque, por 690 mil euros, e a ampliação do campo de jogos de Deocriste, por 200 mil euros”.

A compra, por 70 mil euros, de “um terreno para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses e a compra da piscina ao centro social de Vila Nova de Anha, no valor de 850 mil euros” são outros projetos a concretizar com o empréstimo bancário hoje aprovado.

A autarquia pretende ainda comprar um imóvel para construção de túnel de ligação entre o parque de estacionamento do antigo e do atual mercado municipal, no valor de 252.980 euros, e adquirir um prédio no Largo Vasco da Gama por 241.593,80 euros”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Julho, 2025

Caminha: É já amanhã que se realiza a VI edição do Trail Noturno

A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.

Regional 18 Julho, 2025

“Verão em Movimento” proporciona férias saudáveis e enriquecedoras às crianças valencianas

Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.

Desporto 18 Julho, 2025

Viana do Castelo dará partida à 1ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta

A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.

Nacional 18 Julho, 2025

Governo vai aprovar novo suplemento extraordinário para pensões

O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.

Desporto 17 Julho, 2025

Hóquei em Patins: Passos Lomba continua no comando técnico da equipa sénior da EDV

Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.

Regional 17 Julho, 2025

TuViana: Novo sistema de transportes elétricos chega a Viana do Castelo em setembro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.

Regional 17 Julho, 2025

Valença define estratégia integrada para o Centro Urbano da Cidade

O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).