Logo
Regional

Viana do Castelo com “melhoria de todos os indicadores económicos”

18 Junho, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A consolidação de contas da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo de 2024, aprovada pela maioria socialista, apresenta “melhorias em todos os indicadores económicos relativamente a 2023”, afirmou o presidente da autarquia.

“Melhorámos na autonomia financeira. Passamos de 80,7%, em 2023, para 84,5, em 2024, a solvabilidade passou de 418,4%, em 2023, para 544,5%, em 2024, a liquidez geral passou de 37,6% para 44,4%, a liquidez reduzida de 36,8 para 46%, a liquidez imediata passou de 13,6% para 19,2% e o rendimento do património líquido passou de 1,7%, em 2023, para 2,3%, no ano passado”, afirmou o autarca Luís Nobre.

Na votação do documento técnico, em reunião ordinária do executivo municipal, o vereador independente Eduardo Teixeira votou contra e os vereadores do PSD, CDS-PP e CDU abstiveram-se.

Eduardo Teixeira justificou o sentido de voto por considerar que “a Câmara aumentou o passivo financeiro de 2023 para 2024”.

“O passivo com os empréstimos aprovados recentemente aumenta de 36 para 38 milhões de euros. O passivo é insustentável”, sublinhou.

Segundo o documento, no ano de 2024, o total da receita arrecadada ultrapassou os cem milhões de euros, atingindo o valor de 101,121 milhões de euros, que “comparativamente ao ano anterior representa um aumento de 16,647 milhões de euros”.

“A receita corrente, face ao ano anterior, registou um aumento de 11,8%, fixando-se em 77,131 milhões euros. A receita de capital, comparativamente ao ano anterior, registou um forte aumento de 54,6%, explicada pelo aumento da receita proveniente de fundos comunitários”, lê-se no documento.

Já “a despesa total acompanhou o registo da Receita Total, atingindo o valor de 100,121 milhões de euros”.

“A despesa corrente registou um aumento de 19,6%, justificado, sobretudo, pelo aumento das transferências correntes e encargos financeiros. A despesa de capital registou um aumento de 15,6%, justificada pelo aumento da rubrica de passivos financeiros e transferências de capital”, refere.

Os “saldos orçamentais, com a exceção do Saldo do Corrente, registaram uma evolução positiva, destacando-se o Saldo Capital, registando uma apreciação de 5,334 milhões de euros, face ao ano anterior”.

Para o autarca socialista, estes resultados refletem “rigor”, adiantando que o município está “melhor em tudo, qualidade de vida, projetos em curso e em todos os indicadores”.

Sobre as críticas de endividamento da autarquia, Luís Nobre afirmou que nunca quis “fechar o mandato com mais dívida” do que recebeu.

“Terminamos o mandato em melhor situação do que quando começámos”, sustentou.

O executivo municipal aprovou ainda, com os votos contra do CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira, e a abstenção do PSD e da CDU, a autorização para contrair na Caixa Agrícola um empréstimo de mais de 2,5 milhões de euros para “garantir o aumento de património” do município.

Com aquele montante, a autarquia “pretende adquirir um conjunto de imóveis necessários à execução de vários projetos, como a ampliação do cemitério de Areosa, no valor de 238.566,55 euros, a construção de habitação a preços controlados em Darque, por 690 mil euros, e a ampliação do campo de jogos de Deocriste, por 200 mil euros”.

A compra, por 70 mil euros, de “um terreno para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses e a compra da piscina ao centro social de Vila Nova de Anha, no valor de 850 mil euros” são outros projetos a concretizar com o empréstimo bancário hoje aprovado.

A autarquia pretende ainda comprar um imóvel para construção de túnel de ligação entre o parque de estacionamento do antigo e do atual mercado municipal, no valor de 252.980 euros, e adquirir um prédio no Largo Vasco da Gama por 241.593,80 euros”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.

Desporto 9 Novembro, 2025

Derrota em Celorico de Basto atira SC Vianense para zona de despromoção

O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.

Desporto 9 Novembro, 2025

Rui Costa reeleito presidente do Benfica com votação recorde

O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.

Nacional 9 Novembro, 2025

BebéVida promove novo ciclo de sessões gratuitas dedicadas à maternidade

A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.