“Da Terra ao Prato: cadeia alimentar” é a próxima formação integrada na 4ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Formação + Próxima.
O programa está a promover ações de formação certificada e gratuita, para os profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio de Viana do Castelo, através de um conjunto de formadores altamente especializados.
Neste momento, decorre até 6 de março, num total de 18 horas, a ação de formação “Inglês Atendimento: qualidade na informação turística”, que tem como objetivos explorar e consolidar competências técnicas e vocabulário específico, em inglês, em contextos relativos ao atendimento, informação e promoção turística da região.
Depois, dias 14 e 15 de março, será promovida a ação de formação “Da Terra ao Prato: cadeia alimentar”, com inscrições ainda abertas. A formação acontece das 14h30 às 17h30 na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e tem como objetivos compreender a complexidade da cadeia alimentar e seus impactos ambientais; promover a sustentabilidade na cadeia alimentar; saber elaborar um plano de fornecimento alimentar mais sustentável.
Destina-se a profissionais do sector da hotelaria, restauração e empresas de restauração coletiva, bem como a outros interessados envolvidos no setor alimentar.
Para participar, basta efetuar a inscrição online através do link: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=2136&type=1&Itemid=102 .
Se ainda não é utilizador da Academia Digital Turismo de Portugal, deverá, em primeiro lugar, registar-se na plataforma https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ .
Depois, nos dias 3 e 10 de abril, será promovida uma formação de 6 horas dedicada a “Boas Práticas Sustentáveis: alojamento turístico”.
Recorde-se que, no passado mês de janeiro, arrancou a 4ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Formação + Próxima. Este é um programa de formação certificada para os profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio de Viana do Castelo, através de um conjunto de formadores altamente especializados.
Os módulos são realizados online e presencialmente, normalmente um dia por semana. A participação é gratuita para empresários e colaboradores, terminando com a atribuição pela Câmara Municipal de Viana do Castelo do selo “Destino de Qualidade” às empresas que concluírem com sucesso, ao longo de 2024, pelos menos o seguinte número de módulos: Restauração: 8 módulos ou 24 horas de formação; Alojamento: 7 módulos ou 21 horas de formação; Atividades Turísticas: 6 módulos ou 18 horas de formação; Transportes: 5 módulos ou 12 horas de formação; Comércio: 5 módulos ou 12 horas de formação.
Para mais informações, contactar a Unidade Orgânica de Turismo, através do telefone 258 809 350 ou do endereço de e-mail sturismo@cm-viana-castelo.pt
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.