Logo
Regional

Viana do Castelo com diversas propostas na “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”

27 Março, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.

O concelho de Viana do Castelo integra esta Agenda com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, nomeadamente a Azenha da Almerinda e os Fornos Telheiros de Alvarães, o Navio Museu Gil Eannes, o Moinho do Inácio e o Museu do Mel ao Caulino de Vila de Punhe, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, na Argaçosa – Meadela.

As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link: 

http://www.portoenorte.pt/fotos/guias/ti25-agendapt-4_77515339567dc4252588be.pdf

Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do território.

Na página 131 da agenda pode encontrar-se a ROTA DA AZENHA, em Alvarães, atividade educativa que oferece aos participantes uma experiência nos processos industriais das azenhas, revelando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais. Através de projeções práticas, os participantes compreendem o funcionamento dos moinhos de água, a importância histórica das azenhas na produção alimentar e o impacto dessa tradição na economia local ao longo dos séculos. 

Na página 132, surge a ROTA DA CERÂMICA, também na freguesia de Alvarães, com uma atividade educativa que explora os processos industriais dos fornos antigos, proporcionando aos participantes o conhecimento sobre as técnicas de produção de tijolos e cerâmica. Ao longo da experiência, os participantes aprendem sobre os métodos de fabricação, as ferramentas utilizadas e o impacto histórico dessa atividade.

Na página 133, é apresentada a proposta NAVEGANDO PELOS ESPAÇOSDO NAVIO MUSEU GIL EANNES. Na visita livre aos espaços museológicos do Navio, os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. 

VISITA GUIADA AO NAVIO MUSEU GIL EANNES é a proposta da página 134.  Realizada para grupos de no mínimo 10 participantes e máximo 25, a visita guiada inicia com uma breve introdução histórica sobre a importância da construção do Navio, a missão que desempenhou no apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha, o seu resgate da sucata e a atual função enquanto museu. Com duração média de 1h30, acompanhados de um guia, os visitantes podem “navegar” e conhecer a funcionalidade de cada espaço, bem como visitar as exposições a bordo dedicadas à navegação, ao mar e à cultura.

Na página 135, surge VISITA GUIADA AO MOINHO INÁCIO, visita ao antigo engenho de rodízio, de uma água, que começou a funcionar em 1837, e que foi recentemente restaurado. O espaço encontra-se equipado, e preparado para funcionar, respeitando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais.

Já na página 136 surge a VISITA GUIADA AO MUSEU DO MEL AO CAULINO. Os visitantes podem explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e, ainda, conhecerem o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo neste espaço expositivo que se divide em duas alas: a ala do mel onde se pode observar os vários utensílios usados pelos apicultores, conhecer os diferentes produtos extraídos da colmeia e fazer prova de mel; e a ala dedicada ao caulino, onde são apresentados testemunhos da exploração e das aplicações deste barro especial. Possibilidade de realização de visitas ao apiário, em viatura própria, seguida de degustação de broa com mel.

Na 137, PEDDY-PAPER AUTÓNOMO DO PARQUE ECOLÓGICO URBANO, atividade que convida a explorar a ligação entre o Moinho de Maré e a área natural que o rodeia – Parque Ecológico Urbano. Durante o percurso, os participantes descobrem como o moinho, ao longo do tempo, moldou a paisagem e influenciou a evolução do ecossistema local. Através desta atividade é possível entender como a interação entre o homem e a natureza resultou num equilíbrio sustentável, onde o moinho e a área natural coexistem de forma harmoniosa, refletindo a importância da preservação ambiental.

Página 138, VISITA LIVRE AO MOINHO DE MARÉ. O Moinho de Maré, sedeado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e localmente conhecido por Azenhas de D. Prior, é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX. A visita ao Moinho de Maré permite conhecer a história local, a sua importância – potencial hidráulico e mecânico que as marés apresentam de forma inesgotável e sustentável – e funcionamento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 11 Setembro, 2025

11 de Setembro: Dezassete minutos que mudaram o Mundo

Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.

Música 11 Setembro, 2025

DJ Zézé Gonçalves comemora 40 anos de carreira em grande festa no Club LT5 em Viana do Castelo

No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.

Nacional 11 Setembro, 2025

Viana do Castelo assinala o Dia Nacional do Bombeiro Profissional

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.

Regional 11 Setembro, 2025

Linha de alta tensão sofre desvio em Monção

O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Regional 11 Setembro, 2025

Viana do Castelo recebe lançamento de novo livro sobre Cidadania e Proteção Civil

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.

Nacional 11 Setembro, 2025

Mulher detida por burla “Olá pai, Olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".

Regional 11 Setembro, 2025

Academia Sénior do CER abre novo ano letivo com espetáculo em Viana do Castelo

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).