Logo
Regional

Viana do Castelo com diversas propostas na “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”

27 Março, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.

O concelho de Viana do Castelo integra esta Agenda com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, nomeadamente a Azenha da Almerinda e os Fornos Telheiros de Alvarães, o Navio Museu Gil Eannes, o Moinho do Inácio e o Museu do Mel ao Caulino de Vila de Punhe, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, na Argaçosa – Meadela.

As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link: 

http://www.portoenorte.pt/fotos/guias/ti25-agendapt-4_77515339567dc4252588be.pdf

Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do território.

Na página 131 da agenda pode encontrar-se a ROTA DA AZENHA, em Alvarães, atividade educativa que oferece aos participantes uma experiência nos processos industriais das azenhas, revelando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais. Através de projeções práticas, os participantes compreendem o funcionamento dos moinhos de água, a importância histórica das azenhas na produção alimentar e o impacto dessa tradição na economia local ao longo dos séculos. 

Na página 132, surge a ROTA DA CERÂMICA, também na freguesia de Alvarães, com uma atividade educativa que explora os processos industriais dos fornos antigos, proporcionando aos participantes o conhecimento sobre as técnicas de produção de tijolos e cerâmica. Ao longo da experiência, os participantes aprendem sobre os métodos de fabricação, as ferramentas utilizadas e o impacto histórico dessa atividade.

Na página 133, é apresentada a proposta NAVEGANDO PELOS ESPAÇOSDO NAVIO MUSEU GIL EANNES. Na visita livre aos espaços museológicos do Navio, os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. 

VISITA GUIADA AO NAVIO MUSEU GIL EANNES é a proposta da página 134.  Realizada para grupos de no mínimo 10 participantes e máximo 25, a visita guiada inicia com uma breve introdução histórica sobre a importância da construção do Navio, a missão que desempenhou no apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha, o seu resgate da sucata e a atual função enquanto museu. Com duração média de 1h30, acompanhados de um guia, os visitantes podem “navegar” e conhecer a funcionalidade de cada espaço, bem como visitar as exposições a bordo dedicadas à navegação, ao mar e à cultura.

Na página 135, surge VISITA GUIADA AO MOINHO INÁCIO, visita ao antigo engenho de rodízio, de uma água, que começou a funcionar em 1837, e que foi recentemente restaurado. O espaço encontra-se equipado, e preparado para funcionar, respeitando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais.

Já na página 136 surge a VISITA GUIADA AO MUSEU DO MEL AO CAULINO. Os visitantes podem explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e, ainda, conhecerem o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo neste espaço expositivo que se divide em duas alas: a ala do mel onde se pode observar os vários utensílios usados pelos apicultores, conhecer os diferentes produtos extraídos da colmeia e fazer prova de mel; e a ala dedicada ao caulino, onde são apresentados testemunhos da exploração e das aplicações deste barro especial. Possibilidade de realização de visitas ao apiário, em viatura própria, seguida de degustação de broa com mel.

Na 137, PEDDY-PAPER AUTÓNOMO DO PARQUE ECOLÓGICO URBANO, atividade que convida a explorar a ligação entre o Moinho de Maré e a área natural que o rodeia – Parque Ecológico Urbano. Durante o percurso, os participantes descobrem como o moinho, ao longo do tempo, moldou a paisagem e influenciou a evolução do ecossistema local. Através desta atividade é possível entender como a interação entre o homem e a natureza resultou num equilíbrio sustentável, onde o moinho e a área natural coexistem de forma harmoniosa, refletindo a importância da preservação ambiental.

Página 138, VISITA LIVRE AO MOINHO DE MARÉ. O Moinho de Maré, sedeado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e localmente conhecido por Azenhas de D. Prior, é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX. A visita ao Moinho de Maré permite conhecer a história local, a sua importância – potencial hidráulico e mecânico que as marés apresentam de forma inesgotável e sustentável – e funcionamento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.