Logo
Regional

Viana do Castelo com diversas propostas na “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”

27 Março, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.

O concelho de Viana do Castelo integra esta Agenda com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, nomeadamente a Azenha da Almerinda e os Fornos Telheiros de Alvarães, o Navio Museu Gil Eannes, o Moinho do Inácio e o Museu do Mel ao Caulino de Vila de Punhe, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, na Argaçosa – Meadela.

As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link: 

http://www.portoenorte.pt/fotos/guias/ti25-agendapt-4_77515339567dc4252588be.pdf

Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do território.

Na página 131 da agenda pode encontrar-se a ROTA DA AZENHA, em Alvarães, atividade educativa que oferece aos participantes uma experiência nos processos industriais das azenhas, revelando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais. Através de projeções práticas, os participantes compreendem o funcionamento dos moinhos de água, a importância histórica das azenhas na produção alimentar e o impacto dessa tradição na economia local ao longo dos séculos. 

Na página 132, surge a ROTA DA CERÂMICA, também na freguesia de Alvarães, com uma atividade educativa que explora os processos industriais dos fornos antigos, proporcionando aos participantes o conhecimento sobre as técnicas de produção de tijolos e cerâmica. Ao longo da experiência, os participantes aprendem sobre os métodos de fabricação, as ferramentas utilizadas e o impacto histórico dessa atividade.

Na página 133, é apresentada a proposta NAVEGANDO PELOS ESPAÇOSDO NAVIO MUSEU GIL EANNES. Na visita livre aos espaços museológicos do Navio, os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. 

VISITA GUIADA AO NAVIO MUSEU GIL EANNES é a proposta da página 134.  Realizada para grupos de no mínimo 10 participantes e máximo 25, a visita guiada inicia com uma breve introdução histórica sobre a importância da construção do Navio, a missão que desempenhou no apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha, o seu resgate da sucata e a atual função enquanto museu. Com duração média de 1h30, acompanhados de um guia, os visitantes podem “navegar” e conhecer a funcionalidade de cada espaço, bem como visitar as exposições a bordo dedicadas à navegação, ao mar e à cultura.

Na página 135, surge VISITA GUIADA AO MOINHO INÁCIO, visita ao antigo engenho de rodízio, de uma água, que começou a funcionar em 1837, e que foi recentemente restaurado. O espaço encontra-se equipado, e preparado para funcionar, respeitando as técnicas tradicionais de moagem e transformação de cereais.

Já na página 136 surge a VISITA GUIADA AO MUSEU DO MEL AO CAULINO. Os visitantes podem explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e, ainda, conhecerem o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo neste espaço expositivo que se divide em duas alas: a ala do mel onde se pode observar os vários utensílios usados pelos apicultores, conhecer os diferentes produtos extraídos da colmeia e fazer prova de mel; e a ala dedicada ao caulino, onde são apresentados testemunhos da exploração e das aplicações deste barro especial. Possibilidade de realização de visitas ao apiário, em viatura própria, seguida de degustação de broa com mel.

Na 137, PEDDY-PAPER AUTÓNOMO DO PARQUE ECOLÓGICO URBANO, atividade que convida a explorar a ligação entre o Moinho de Maré e a área natural que o rodeia – Parque Ecológico Urbano. Durante o percurso, os participantes descobrem como o moinho, ao longo do tempo, moldou a paisagem e influenciou a evolução do ecossistema local. Através desta atividade é possível entender como a interação entre o homem e a natureza resultou num equilíbrio sustentável, onde o moinho e a área natural coexistem de forma harmoniosa, refletindo a importância da preservação ambiental.

Página 138, VISITA LIVRE AO MOINHO DE MARÉ. O Moinho de Maré, sedeado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e localmente conhecido por Azenhas de D. Prior, é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX. A visita ao Moinho de Maré permite conhecer a história local, a sua importância – potencial hidráulico e mecânico que as marés apresentam de forma inesgotável e sustentável – e funcionamento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.