Para os dias da Romaria d’Agonia, o centro da cidade de Viana do Castelo conta com cobertura de wi-fi para democratizar o acesso à internet através de 38 pontos de acesso WIFI4U.
Os pontos de acesso à internet estão disponíveis para consulta na aplicação Romaria n’Algibeira, em:
https://experience.arcgis.com/experience/87aa244126ac47b58b01042b4739d9ca/ ).
Esta iniciativa corresponde a um esforço do Município no seu plano de Transição Digital para que o acesso à internet seja para todos, informando que a eventual sobrecarga de utilizadores pode causar alguns constrangimentos.
Os pontos de cobertura wi-fi estão, assim, situados, no interior da Biblioteca Municipal e do Centro Cultural, na cafetaria e área exterior do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, nas estações do Elevador de Santa Luzia, no Centro de Mar instalado no Navio Gil Eannes, no Interface de Transportes, auditório do Museu de Artes Decorativas e no Museu do Traje, na Praça da República, no posto de turismo Viana Welcome Centre, Jardim Público, entre outros pontos estratégicos.
A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia que visa promover a
conectividade à Internet em comunidades locais, através da atribuição de um apoio
financeiro da União Europeia no quadro do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting
Europe Facility – CEF).
A iniciativa tem como objetivo, proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos; o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.