Para os dias da Romaria d’Agonia, o centro da cidade de Viana do Castelo conta com cobertura de wi-fi para democratizar o acesso à internet através de 38 pontos de acesso WIFI4U.
Os pontos de acesso à internet estão disponíveis para consulta na aplicação Romaria n’Algibeira, em:
https://experience.arcgis.com/experience/87aa244126ac47b58b01042b4739d9ca/ ).
Esta iniciativa corresponde a um esforço do Município no seu plano de Transição Digital para que o acesso à internet seja para todos, informando que a eventual sobrecarga de utilizadores pode causar alguns constrangimentos.
Os pontos de cobertura wi-fi estão, assim, situados, no interior da Biblioteca Municipal e do Centro Cultural, na cafetaria e área exterior do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, nas estações do Elevador de Santa Luzia, no Centro de Mar instalado no Navio Gil Eannes, no Interface de Transportes, auditório do Museu de Artes Decorativas e no Museu do Traje, na Praça da República, no posto de turismo Viana Welcome Centre, Jardim Público, entre outros pontos estratégicos.
A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia que visa promover a
conectividade à Internet em comunidades locais, através da atribuição de um apoio
financeiro da União Europeia no quadro do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting
Europe Facility – CEF).
A iniciativa tem como objetivo, proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos; o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.