Logo
Regional

Viana do Castelo com 38 pontos de acesso wi-fi na Romaria d’Agonia

14 Agosto, 2023 | 10:37
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Para os dias da Romaria d’Agonia, o centro da cidade de Viana do Castelo conta com cobertura de wi-fi para democratizar o acesso à internet através de 38 pontos de acesso WIFI4U.

Os pontos de acesso à internet estão disponíveis para consulta na aplicação Romaria n’Algibeira, em:

https://experience.arcgis.com/experience/87aa244126ac47b58b01042b4739d9ca/ ).

Esta iniciativa corresponde a um esforço do Município no seu plano de Transição Digital para que o acesso à internet seja para todos, informando que a eventual sobrecarga de utilizadores pode causar alguns constrangimentos.

Os pontos de cobertura wi-fi estão, assim, situados, no interior da Biblioteca Municipal e do Centro Cultural, na cafetaria e área exterior do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, nas estações do Elevador de Santa Luzia, no Centro de Mar instalado no Navio Gil Eannes, no Interface de Transportes, auditório do Museu de Artes Decorativas e no Museu do Traje, na Praça da República, no posto de turismo Viana Welcome Centre, Jardim Público, entre outros pontos estratégicos.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia que visa promover a
conectividade à Internet em comunidades locais, através da atribuição de um apoio
financeiro da União Europeia no quadro do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting
Europe Facility – CEF).

A iniciativa tem como objetivo, proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos; o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Janeiro, 2026

Arroz de Sarrabulho certificado impulsiona economia de Ponte de Lima

O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Ponte de Lima promove atelier de broa de milho

No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Termas esta noite no Pavilhão José Natário

A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.

Nacional 17 Janeiro, 2026

IPVC e SEDES assinam protocolo para reforçar desenvolvimento do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Teatro do Noroeste promove sessão intergeracional nas Oficinas Regulares de Teatro

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram hoje em ação na Taça de Portugal

O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.