Logo
Regional

“Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis” apresenta património, pessoas e instituições

7 Setembro, 2022 | 14:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Esta quinta-feira, 08 de setembro, é promovida a iniciativa “Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis”, atividade que apresenta o património, as pessoas e as instituições a meia centena de participantes inscritos. No âmbito do Plano Nacional das Artes, é, assim, promovido o evento que visa estabelecer conexões e criar pontes entre os diferentes participantes.

A manhã inicia na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e inclui uma visita à cidade, com passagem pela Praça da Liberdade, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, chafariz do Largo Maestro José Pedro, Museu das Artes Decorativas, Roteiro do azulejo/Fachadas, terminando no Museu do Traje, numa conexão com o património.

Durante a tarde, a relação com as pessoas e instituições será trabalhada na biblioteca municipal, com a sessão de abertura a ser garantida pelo Vereador da Educação e vice-presidente da autarquia, Manuel Vitorino, pela Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, pelo Diretor do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, contando ainda com o Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana.

Serão depois apresentadas as programações culturais dos serviços educativos existentes, nomeadamente da Biblioteca Municipal, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, AO NORTE, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa e Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). 

A tarde vai ainda discutir “O que faz um plano”, a abordar a “Academia PNA”, por Maria Luísa Oliveira, Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes, a “Visão e Missão do PNA”, por Sara Brighenti, Subcomissária PNA, e o “Projeto Cultural de Escola”, por Paulo Lima, Coordenador Intermunicipal PNA. A tarde encerra com um debate em torno da temática. 

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.