Logo
Regional

“Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis” apresenta património, pessoas e instituições

7 Setembro, 2022 | 14:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Esta quinta-feira, 08 de setembro, é promovida a iniciativa “Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis”, atividade que apresenta o património, as pessoas e as instituições a meia centena de participantes inscritos. No âmbito do Plano Nacional das Artes, é, assim, promovido o evento que visa estabelecer conexões e criar pontes entre os diferentes participantes.

A manhã inicia na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e inclui uma visita à cidade, com passagem pela Praça da Liberdade, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, chafariz do Largo Maestro José Pedro, Museu das Artes Decorativas, Roteiro do azulejo/Fachadas, terminando no Museu do Traje, numa conexão com o património.

Durante a tarde, a relação com as pessoas e instituições será trabalhada na biblioteca municipal, com a sessão de abertura a ser garantida pelo Vereador da Educação e vice-presidente da autarquia, Manuel Vitorino, pela Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, pelo Diretor do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, contando ainda com o Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana.

Serão depois apresentadas as programações culturais dos serviços educativos existentes, nomeadamente da Biblioteca Municipal, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, AO NORTE, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa e Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). 

A tarde vai ainda discutir “O que faz um plano”, a abordar a “Academia PNA”, por Maria Luísa Oliveira, Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes, a “Visão e Missão do PNA”, por Sara Brighenti, Subcomissária PNA, e o “Projeto Cultural de Escola”, por Paulo Lima, Coordenador Intermunicipal PNA. A tarde encerra com um debate em torno da temática. 

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.