Logo
Regional

“Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis” apresenta património, pessoas e instituições

7 Setembro, 2022 | 14:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Esta quinta-feira, 08 de setembro, é promovida a iniciativa “Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis”, atividade que apresenta o património, as pessoas e as instituições a meia centena de participantes inscritos. No âmbito do Plano Nacional das Artes, é, assim, promovido o evento que visa estabelecer conexões e criar pontes entre os diferentes participantes.

A manhã inicia na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e inclui uma visita à cidade, com passagem pela Praça da Liberdade, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, chafariz do Largo Maestro José Pedro, Museu das Artes Decorativas, Roteiro do azulejo/Fachadas, terminando no Museu do Traje, numa conexão com o património.

Durante a tarde, a relação com as pessoas e instituições será trabalhada na biblioteca municipal, com a sessão de abertura a ser garantida pelo Vereador da Educação e vice-presidente da autarquia, Manuel Vitorino, pela Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, pelo Diretor do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, contando ainda com o Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana.

Serão depois apresentadas as programações culturais dos serviços educativos existentes, nomeadamente da Biblioteca Municipal, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, AO NORTE, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa e Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). 

A tarde vai ainda discutir “O que faz um plano”, a abordar a “Academia PNA”, por Maria Luísa Oliveira, Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes, a “Visão e Missão do PNA”, por Sara Brighenti, Subcomissária PNA, e o “Projeto Cultural de Escola”, por Paulo Lima, Coordenador Intermunicipal PNA. A tarde encerra com um debate em torno da temática. 

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar. 

Desporto 29 Fevereiro, 2024

Roberto Martínez: “O jogador português é o melhor profissional que há no futebol europeu”

O selecionador Roberto Martínez defendeu, esta quinta-feira, que o "jogador português é o melhor profissional que há no futebol europeu", pelo que se sente sortudo por ter à disposição 82 jogadores convocáveis para a equipa das 'quinas'.