Esta quinta-feira, 08 de setembro, é promovida a iniciativa “Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis”, atividade que apresenta o património, as pessoas e as instituições a meia centena de participantes inscritos. No âmbito do Plano Nacional das Artes, é, assim, promovido o evento que visa estabelecer conexões e criar pontes entre os diferentes participantes.
A manhã inicia na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e inclui uma visita à cidade, com passagem pela Praça da Liberdade, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, chafariz do Largo Maestro José Pedro, Museu das Artes Decorativas, Roteiro do azulejo/Fachadas, terminando no Museu do Traje, numa conexão com o património.
Durante a tarde, a relação com as pessoas e instituições será trabalhada na biblioteca municipal, com a sessão de abertura a ser garantida pelo Vereador da Educação e vice-presidente da autarquia, Manuel Vitorino, pela Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, pelo Diretor do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, Gilmar Marques, contando ainda com o Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana.
Serão depois apresentadas as programações culturais dos serviços educativos existentes, nomeadamente da Biblioteca Municipal, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, AO NORTE, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa e Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM).
A tarde vai ainda discutir “O que faz um plano”, a abordar a “Academia PNA”, por Maria Luísa Oliveira, Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes, a “Visão e Missão do PNA”, por Sara Brighenti, Subcomissária PNA, e o “Projeto Cultural de Escola”, por Paulo Lima, Coordenador Intermunicipal PNA. A tarde encerra com um debate em torno da temática.
Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.