Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso mantém-se até à meia-noite de hoje e volta a vigorar entre as 06:00 e as 17:00 de quarta-feira.
A chuva no distrito será acompanhada de vento intenso, com rajadas que podem atingir 80 km/h nas terras altas, e de agitação marítima. Paula Leitão, meteorologista do IPMA, explica que a instabilidade se deve à aproximação de superfícies frontais da Península Ibérica, algumas das quais poderão ser bloqueadas pelo anticiclone que se mantém sobre o continente.
Hoje, terça-feira, espera-se precipitação fraca a moderada, que se intensifica ao final da tarde. Amanhã, a chuva será mais persistente e por vezes forte, recomendando-se atenção redobrada, principalmente junto à orla costeira.
O IPMA alerta que o aviso amarelo indica risco para atividades dependentes das condições meteorológicas, como navegação e pesca, e recomenda à população cuidados extra em deslocações e zonas de maior exposição ao vento e à água.
Nos distritos vizinhos, como Porto e Braga, também se prevê chuva intensa e vento forte, enquanto a Madeira enfrenta risco de trovoadas e os Açores vento intenso no grupo ocidental (Flores e Corvo).
De 13 a 15 de novembro, Melgaço transforma-se no epicentro nacional do desporto com a realização do 5.º Fórum REDESPP, organizado pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC). O evento reúne profissionais, investigadores e estudantes para debater o futuro do desporto e o seu papel na transformação social e territorial.
Valença associou-se, no dia 5 de novembro, ao exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que visa sensibilizar e preparar a população para saber agir em caso de sismo.
A Amnistia Internacional divulgou, esta semana, vários alertas e posicionamentos sobre graves violações e avanços em matéria de direitos humanos em diferentes partes do mundo.
Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso mantém-se até à meia-noite de hoje e volta a vigorar entre as 06:00 e as 17:00 de quarta-feira.
O deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, defendeu esta semana no Parlamento um conjunto de medidas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Alto Minho, no âmbito da discussão da especialidade do Orçamento do Estado para 2026.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.