O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta esta semana novas apresentações do espetáculo "Chaimite, um possível musical", com sessões que dispõem de recursos de mediação e acessibilidade.
Na quarta-feira o espetáculo contou com legendagem em inglês, dedicada aos públicos não falantes de português e hoje, quinta-feira, às 11h00, para além de legendagem em inglês, a sessão terá reconhecimento de palco e audiodescrição, assim como tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.
Com autoria, encenação e participação de Fernando Gomes, “Chaimite, um possível musical” conta a história de Francisco e Maria, dois jovens apaixonados pelo cinema e pelo sonho de uma vida juntos, que o destino vai separar, com a mobilização de Francisco para a guerra colonial na Guiné-Bissau, ficando a pergunta: poderá o amor vencer a guerra?
Em cena na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, até ao dia 13 de abril, com interpretação de Adriel Filipe, Alexandre Calçada, Augusto Canário ou Cândido Miranda, Elisabete Pinto, Fernando Gomes, Marta Bonito, Rafaela Sá, Ricardo Ferreira, Ricardo Simões, Sofia Bernardo, Tiago Fernandes, música original de Artur Guimarães e direção coral de José Paulo Ribeira, “Chaimite, um possível musical” tem a duração aproximada de 120 minutos com intervalo.
Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e podem ser adquiridos na Bilheteira do TMSM, na plataforma BOL – Bilheteira Online e no site tmsm.pt.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.