Viana do Castelo assinala, de 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto com muitas atividades e diversas modalidades desportivas.
Assim, esta sexta-feira, “BeActive Days, Dia do Fitness” alia desporto e ensino superior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo com aula de grupo para toda a comunidade escolar, professores, funcionários e alunos, das 17h00 às 18h30.
A 24 de setembro, sábado, #BeActive em Família, das 15h00 às 18h00, na Piscina do Atlântico, entrada livre, com atividades lúdicas para toda a família. Das 19h00 às 20h00, aula de hidroginástica na Piscina do Atlântico, também para famílias.
A 25 de setembro, domingo, os Desportos Náuticos estarão em destaque, das 9h30 às 12h00, no Clube de Vela de Viana do Casto, com batismo de vela para toda a comunidade no Rio Lima.
A 26 de setembro, Desporto no Trabalho, das 14h30 às 16h00, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, com um personal trainer a incentivar os funcionários municipais a realizarem exercícios de mobilização e alongamento.
A 27 de setembro, Desportos Urbanos, das 17h30 às 19h00, no Skate Park, Campo de Voleibol e Campo de Basquete, junto à Praia da Argaçosa, para toda a comunidade.
No dia 28 de setembro, Desporto Inclusivo nas instalações da APPACDM, com hóquei em campo, das 10h00 às 12h00.
O programa encerra a 29 de setembro, das 10h00 às 11h30, com Desporto Sénior no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e atividades desportivas para a população sénior.
Esta é mais uma iniciativa que Viana do Castelo promove enquanto se prepara para ser Cidade Europeia do Desporto 2023.
Neste momento, está a ser feito um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos desportivos. A candidatura vianense a Cidade Europeia do Desporto refletiu a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.