Viana do Castelo assinala, de 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto com muitas atividades e diversas modalidades desportivas.
Assim, esta sexta-feira, “BeActive Days, Dia do Fitness” alia desporto e ensino superior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo com aula de grupo para toda a comunidade escolar, professores, funcionários e alunos, das 17h00 às 18h30.
A 24 de setembro, sábado, #BeActive em Família, das 15h00 às 18h00, na Piscina do Atlântico, entrada livre, com atividades lúdicas para toda a família. Das 19h00 às 20h00, aula de hidroginástica na Piscina do Atlântico, também para famílias.
A 25 de setembro, domingo, os Desportos Náuticos estarão em destaque, das 9h30 às 12h00, no Clube de Vela de Viana do Casto, com batismo de vela para toda a comunidade no Rio Lima.
A 26 de setembro, Desporto no Trabalho, das 14h30 às 16h00, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, com um personal trainer a incentivar os funcionários municipais a realizarem exercícios de mobilização e alongamento.
A 27 de setembro, Desportos Urbanos, das 17h30 às 19h00, no Skate Park, Campo de Voleibol e Campo de Basquete, junto à Praia da Argaçosa, para toda a comunidade.
No dia 28 de setembro, Desporto Inclusivo nas instalações da APPACDM, com hóquei em campo, das 10h00 às 12h00.
O programa encerra a 29 de setembro, das 10h00 às 11h30, com Desporto Sénior no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e atividades desportivas para a população sénior.
Esta é mais uma iniciativa que Viana do Castelo promove enquanto se prepara para ser Cidade Europeia do Desporto 2023.
Neste momento, está a ser feito um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos desportivos. A candidatura vianense a Cidade Europeia do Desporto refletiu a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.