Entre os dias 14 e 20 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo dinamiza a Semana do Mar com um programa que acontece no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar, assinalado a 16 de novembro, e que inclui iniciativas para o público em geral e para as escolas.
O Dia Nacional do Mar tem por objetivo destacar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional. Nesse sentido, e em coordenação com diversos parceiros, o Centro de Mar e o Município prepararam um plano de atividades que visa permitir ao público a exploração da cultura marítima local.
De 14 a 20 de novembro, será possível visitar as instalações do Instituto de Socorro a Náufragos (Doca Comercial), mediante inscrição prévia. O mesmo acontece no Farol de Montedor, em Carreço, nos dias 16 e 20.
No Dia Nacional do Mar, o Centro de Mar celebra o seu VIII aniversário e assinala as efemérides com a inauguração da exposição ”Um mar de tradições: história, arte e devoção. A Ribeira de Viana”. Este projeto integra a candidatura de Valorização das Aldeias de Mar – Ribeira de Viana, que tem como objetivo promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras. Esta exposição irá ainda abordar o caráter devocional das gentes do mar pela Nossa Senhora d’Agonia.
No mesmo dia, será também inaugurada a exposição “O encalhe do Navio Coral Bulker”, que nos traz à memória o maior acidente com um navio alguma vez ocorrido na costa de Viana do Castelo, datado de 2000.
Os mais jovens terão direito a um programa especial que contempla atividades para todos os ciclos de ensino. Para o pré-escolar estão previstos ateliês com o projeto “Mar de experiências”. O 2º e 3º ciclo poderão visitar a lota (Docapesca), os armazéns de apresto e a Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo. No dia 15 de novembro, está prevista uma ação de limpeza costeira para esta faixa etária, em parceria com a Ocean Winds.
No dia 18 de novembro, o Centro de Mar dinamiza a “Aula a bordo: o mundo das algas”, com o apoio da Associação Portuguesa de Algologia Aplicada e do IPVC, em que serão dados a conhecer aos alunos mais velhos as caraterísticas das macroalgas, a sua importância ecológica e económica e utilidades menos conhecidas destes organismos fotossintéticos.
Mais informações e inscrições nas atividades em: ambiente.cm-viana-castelo.pt ou através do 258 809 303.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.