A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra, no final deste mês, o Dia Nacional dos Centros Históricos com diversas atividades, entre 28 e 30 de março.
O programa arranca, no dia 28, sexta-feira, às 10h00, com a abertura da exposição “Monumentos, lugares do centro histórico de Viana do Castelo, uma visão artística e documental”, na Praça da República.
Pelas 10h30, a Biblioteca Municipal acolhe as Jornadas de Reflexão sobre os desafios na gestão dos espaços e do edificado em centros históricos, que terão como temas centrais a conservação e reabilitação, acessibilidade, turismo sustentável, envolvimento da comunidade e políticas de gestão patrimonial. Estas jornadas têm como público-alvo os técnicos municipais, investigadores, arquitetos, profissionais do setor do turismo, profissionais da área do património e restante comunidade interessada.
No sábado, 29 de março, às 10h00, acontece a visita guiada “Um percurso de memórias no centro histórico de Viana”, orientada por Francisco Carneiro Fernandes. O ponto de encontro é no Largo da Sé, pelas 9h45.
Nos dias 29 e 30 de março, pelas 11h00, a Casa dos Nichos é local de encontro para o peddy-paper “Aventura no centro histórico de Viana do Castelo do século XIV ao século XXI”.
Também nesses dois dias, 29 e 30, será promovido o geocaching “Segredos da Cidade – À descoberta do centro histórico de Viana do Castelo”, com ponto de encontro no Museu do Traje, às 15h00. Conjugando passado e presente, será promovido um pequeno périplo por locais menos conhecidos, localizados no coração do velho burgo, usando para isso a tecnologia dos tempos atuais, o telemóvel, e coordenadas geográficas para encontrar cada um, numa espécie de caça aos tesouros da nossa história. As inscrições para esta atividade acontecem até 26 de março, em: https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-geocaching/ .
Dia 29 de março, o Museu de Artes Decorativas recebe, às 21h30, o concerto “SENDA”, com Phole | Trio, João Gigante (acordeão diatónico/concertina), Jaime Alvarez (baixo elétrico) e Vítor Lima (percussão).
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Este dia foi formalmente criado em 28 de março de 1993, tendo sido rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.
A Feira do Alvarinho de Monção que decorre de 3 a 6 de julho de 2025, no Parque das Caldas, vai, no próximo dia 12 de abril, ser promovida no Mercado do Bolhão, durante o dia, e no Plano B, à noite.
Depois de algumas oficinas de trabalho em torno do linho, da lã e do crochet, a Junta de Freguesia de Mentrestido, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, dinamizou, no fim-de-semana, um Workshop dedicado ao 'Bolo do Tacho' no novo espaço de preservação do património cultural imaterial local.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Posto Territorial de São Julião de Freixo, deteve um homem de 69 anos, por posse ilegal de armas e de arma proibida, no concelho limiano.
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.
Este domingo, dia 6 de abril, Viana do Castelo assinala o Dia Mundial da Atividade Física com dois desafios à comunidade: BTT Selfie para explorar a natureza e Jogos Tradicionais para explorar a cidade.
Entre 12 e 19 de abril, Ponte da Barca prepara-se para oferecer uma experiência única que combina tradição, fé e cultura, num trio de encenações que será enriquecido por música ao vivo, figurinos detalhados e iluminação especial.
A Viana TV, com a colaboração de Ricardo Camelo, também se associou às brincadeiras do dia das mentiras e deu como certo o encerramento do Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, após 14 anos de portas abertas, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Tudo não passou de uma brincadeira, bem recebida por uns e não tão bem por outros.