A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra, no final deste mês, o Dia Nacional dos Centros Históricos com diversas atividades, entre 28 e 30 de março.
O programa arranca, no dia 28, sexta-feira, às 10h00, com a abertura da exposição “Monumentos, lugares do centro histórico de Viana do Castelo, uma visão artística e documental”, na Praça da República.
Pelas 10h30, a Biblioteca Municipal acolhe as Jornadas de Reflexão sobre os desafios na gestão dos espaços e do edificado em centros históricos, que terão como temas centrais a conservação e reabilitação, acessibilidade, turismo sustentável, envolvimento da comunidade e políticas de gestão patrimonial. Estas jornadas têm como público-alvo os técnicos municipais, investigadores, arquitetos, profissionais do setor do turismo, profissionais da área do património e restante comunidade interessada.
No sábado, 29 de março, às 10h00, acontece a visita guiada “Um percurso de memórias no centro histórico de Viana”, orientada por Francisco Carneiro Fernandes. O ponto de encontro é no Largo da Sé, pelas 9h45.
Nos dias 29 e 30 de março, pelas 11h00, a Casa dos Nichos é local de encontro para o peddy-paper “Aventura no centro histórico de Viana do Castelo do século XIV ao século XXI”.
Também nesses dois dias, 29 e 30, será promovido o geocaching “Segredos da Cidade – À descoberta do centro histórico de Viana do Castelo”, com ponto de encontro no Museu do Traje, às 15h00. Conjugando passado e presente, será promovido um pequeno périplo por locais menos conhecidos, localizados no coração do velho burgo, usando para isso a tecnologia dos tempos atuais, o telemóvel, e coordenadas geográficas para encontrar cada um, numa espécie de caça aos tesouros da nossa história. As inscrições para esta atividade acontecem até 26 de março, em: https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-geocaching/ .
Dia 29 de março, o Museu de Artes Decorativas recebe, às 21h30, o concerto “SENDA”, com Phole | Trio, João Gigante (acordeão diatónico/concertina), Jaime Alvarez (baixo elétrico) e Vítor Lima (percussão).
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Este dia foi formalmente criado em 28 de março de 1993, tendo sido rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).