A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra, no final deste mês, o Dia Nacional dos Centros Históricos com diversas atividades, entre 28 e 30 de março.
O programa arranca, no dia 28, sexta-feira, às 10h00, com a abertura da exposição “Monumentos, lugares do centro histórico de Viana do Castelo, uma visão artística e documental”, na Praça da República.
Pelas 10h30, a Biblioteca Municipal acolhe as Jornadas de Reflexão sobre os desafios na gestão dos espaços e do edificado em centros históricos, que terão como temas centrais a conservação e reabilitação, acessibilidade, turismo sustentável, envolvimento da comunidade e políticas de gestão patrimonial. Estas jornadas têm como público-alvo os técnicos municipais, investigadores, arquitetos, profissionais do setor do turismo, profissionais da área do património e restante comunidade interessada.
No sábado, 29 de março, às 10h00, acontece a visita guiada “Um percurso de memórias no centro histórico de Viana”, orientada por Francisco Carneiro Fernandes. O ponto de encontro é no Largo da Sé, pelas 9h45.
Nos dias 29 e 30 de março, pelas 11h00, a Casa dos Nichos é local de encontro para o peddy-paper “Aventura no centro histórico de Viana do Castelo do século XIV ao século XXI”.
Também nesses dois dias, 29 e 30, será promovido o geocaching “Segredos da Cidade – À descoberta do centro histórico de Viana do Castelo”, com ponto de encontro no Museu do Traje, às 15h00. Conjugando passado e presente, será promovido um pequeno périplo por locais menos conhecidos, localizados no coração do velho burgo, usando para isso a tecnologia dos tempos atuais, o telemóvel, e coordenadas geográficas para encontrar cada um, numa espécie de caça aos tesouros da nossa história. As inscrições para esta atividade acontecem até 26 de março, em: https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-geocaching/ .
Dia 29 de março, o Museu de Artes Decorativas recebe, às 21h30, o concerto “SENDA”, com Phole | Trio, João Gigante (acordeão diatónico/concertina), Jaime Alvarez (baixo elétrico) e Vítor Lima (percussão).
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Este dia foi formalmente criado em 28 de março de 1993, tendo sido rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.