Logo
Regional

Viana do Castelo celebra Dia Nacional da Água com campanha “Poupar hoje para garantir o amanhã”

30 Setembro, 2022 | 12:01
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

No Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lança a campanha “Poupar hoje para garantir o amanhã”, sensibilizando para a poupança energética e para a poupança de água, no âmbito do Plano Municipal de Eficiência Energética e do Plano Municipal de Poupança de Água. Esta campanha envolve meios de comunicação social locais, Juntas de Freguesia e é acompanhado de uma comunicação adaptada.

Recorde-se que, recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou os dois planos como instrumentos de ação e de trabalho que visam dar resposta a dois dos maiores desafios da atualidade, tendo o autarca vianense, Luís Nobre, afirmado que o Município deverá poupar, ao longo de um ano, 1 milhão de euros com as 23 medidas. 

Nos planos, é referido que Viana do Castelo “tem mantido, ao longo dos últimos anos, uma política assente no respeito pela natureza e no desenvolvimento sustentável do concelho”. Por isso, medidas que visam a eficiência energética e a eficácia na gestão de recursos naturais como a água são já uma realidade nas políticas municipais que o executivo municipal pretende agora aprofundar.

A autarquia vai também implementar um Manual de Boas Práticas para a Poupança de Energia e outro Manual para a Poupança de Água, para utilizadores de edifícios e espaços municipais (escolas, serviços, etc.), assim como para os funcionários municipais para adaptação aos locais de trabalho de um plano interno de poupança energética e de poupança de água.

No que toca ao Plano Municipal de Eficiência Energética, serão promovidas ações de proximidade e sensibilização junto dos agentes económicos, apelando à poupança energética, em colaboração direta com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. A autarquia irá proceder à Certificação Energética dos edifícios e implementação de um sistema de gestão central para aquecimento de espaços públicos, assim como de coletores solares onde é necessária água quente sanitária. 

Outras das medidas passa por Desligar a luz ornamental em todos os espaços públicos a partir das 01 horas e por desligar fontes públicas que recorram a energia elétrica. O município vai manter e diminuir nalguns espaços a iluminação pública em zonas urbanas durante a noite, desde que se mantenha a segurança.

A autarquia tem já diversas medidas implementadas com vista à eficiência energética, mas irá reforçar as mesmas. Foram também colocados nos espaços municipais coletores solares em piscinas, representando uma poupança de 60% com custos no aquecimento de água), águas residuais e painéis fotovoltaicos (piscinas, pavilhões e escolas).

Entre as medidas, encontram-se ainda a Consolidação e ampliação da substituição da frota municipal por veículos mais eficientes e instalação de um sistema de gestão de frota com GPS (para permitir poupança de 10%). 

Será também promovida a Instalação de sistema de sustentabilidade hídrica em 19 edifícios municipais para redução do consumo de energia na água quente utilizada (principalmente chuveiros) e avançar para uma segunda fase nos restantes edifícios municipais.

Já no Plano Municipal de Poupança de Água, destaque ainda para a Promoção de ações de proximidade e sensibilização e informação ambiental dirigidas a diversos públicos e faixas etárias para valorização da água como recurso essencial e sensibilizando para um consumo sustentável. Em causa estão alunos das escolas ou comerciantes, em colaboração direta com a Associação Empresarial de Viana do Castelo.

Outras medidas passam pela Monitorização das situações problemáticas, nomeadamente de falta de água em freguesias de montanha; Adoção de boas práticas e/ou redução dos consumos de água: garantir regas pontuais apenas em vasos e plantas com água de captação própria, que não da rede pública; instalação de sistemas de rega inteligente e programação para rega noturna: Viana do Castelo utiliza já água não tratada e proveniente de fontes como poços e furos em 90 por cento dos espaços verdes e tem vindo a implementar a plantação de espécies autóctones que não necessitam de rega artificial.

Redução da lavagem de ruas com recurso a água potável e fazê-lo apenas se necessário; Utilização de fontes alternativas de água e aproveitamento de furos e poços existentes, bem como águas pluviais para ações de proteção civil; Suspensão de 38 contratos/contadores de rega do sistema público numa primeira fase; Instalação de sistema de sustentabilidade hídrica em 19 edifícios municipais para redução do consumo de energia na água quente utilizada (principalmente chuveiros) e avançar para uma segunda fase nos restantes edifícios municipais são outras das medidas constantes neste plano.

Controlo e deteção, em parceria com a Águas do Alto Minho, de perdas e fugas da rede pública de água; Redução em 50% na frequência da lavagem dos veículos do município; Revisão/levantamento de todos os sistemas de rega as freguesias do concelho para redução dos tempos de rega e para substituição por captação própria integram igualmente este leque de medidas.

Ainda neste âmbito será promovida uma Redução de 50% de taxas urbanísticas em todas as operações de licenciamento de obras que garantam a construção de reservatórios de águas pluviais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.