A cidade de Viana do Castelo e o belíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda preparam-se para uma noite de celebração dupla no Dia Mundial do Teatro, esta quinta-feira, 27 de março, às 21h00.
Antes da estreia de “Chaimite, um possível musical”, a leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro será lida pelo Elenco de Honra da companhia residente: Armanda Santos, Filomena Mouta, José Escaleira, Laura Cunha, Nelma Nunes, Tomás Gonçalves.
A mensagem de 2025 do Instituto Internacional de Teatro, Organização Mundial para as Artes Performativas da UNESCO, é do encenador grego Theodoros Terzopoulos, sendo a tradução oficial para português do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Segue-se a estreia de “Chaimite, um possível musical”, criação de e com Fernando Gomes, uma opereta cómica que transporta o público para a história de Maria da Luz e Francisco, dois jovens de Santa Leocádia de Geraz do Lima, cujos sonhos de amor são interrompidos pela Guerra Colonial. A peça explora as memórias e emoções da época, revisitando um período marcante da história portuguesa com humor e exuberância musical e visual.
O espetáculo estará em cena de 27 de março a 13 de abril, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e tem interpretação de Adriel Filipe, Alexandre Calçada, Augusto Canário ou Cândido Miranda, Elisabete Pinto, Fernando Gomes, Marta Bonito, Rafaela Sá, Ricardo Ferreira, Ricardo Simões, Sofia Bernardo, Tiago Fernandes, música original de Artur Guimarães e direção coral de José Paulo Ribeira.
As datas e horários são: 27 e 28 de março (quinta e sexta-feira), às 21h00; 29 de março e 12 de abril (sábado), às 19h00; 30 de março e 13 de abril (domingo), às 16h00; 2, 7, 9, 11 de abril (quarta, segunda, quarta, sexta), às 21h00. Todas as sessões terão legendas em inglês. A sessão de 3 de abril contará com tradução em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição. O espetáculo tem a duração aproximada de duas horas, com intervalo.
Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e estão disponíveis na Bilheteira do TMSM, BOL – Bilheteira Online e tmsm.pt.
Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.