A cidade de Viana do Castelo e o belíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda preparam-se para uma noite de celebração dupla no Dia Mundial do Teatro, esta quinta-feira, 27 de março, às 21h00.
Antes da estreia de “Chaimite, um possível musical”, a leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro será lida pelo Elenco de Honra da companhia residente: Armanda Santos, Filomena Mouta, José Escaleira, Laura Cunha, Nelma Nunes, Tomás Gonçalves.
A mensagem de 2025 do Instituto Internacional de Teatro, Organização Mundial para as Artes Performativas da UNESCO, é do encenador grego Theodoros Terzopoulos, sendo a tradução oficial para português do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Segue-se a estreia de “Chaimite, um possível musical”, criação de e com Fernando Gomes, uma opereta cómica que transporta o público para a história de Maria da Luz e Francisco, dois jovens de Santa Leocádia de Geraz do Lima, cujos sonhos de amor são interrompidos pela Guerra Colonial. A peça explora as memórias e emoções da época, revisitando um período marcante da história portuguesa com humor e exuberância musical e visual.
O espetáculo estará em cena de 27 de março a 13 de abril, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e tem interpretação de Adriel Filipe, Alexandre Calçada, Augusto Canário ou Cândido Miranda, Elisabete Pinto, Fernando Gomes, Marta Bonito, Rafaela Sá, Ricardo Ferreira, Ricardo Simões, Sofia Bernardo, Tiago Fernandes, música original de Artur Guimarães e direção coral de José Paulo Ribeira.
As datas e horários são: 27 e 28 de março (quinta e sexta-feira), às 21h00; 29 de março e 12 de abril (sábado), às 19h00; 30 de março e 13 de abril (domingo), às 16h00; 2, 7, 9, 11 de abril (quarta, segunda, quarta, sexta), às 21h00. Todas as sessões terão legendas em inglês. A sessão de 3 de abril contará com tradução em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição. O espetáculo tem a duração aproximada de duas horas, com intervalo.
Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e estão disponíveis na Bilheteira do TMSM, BOL – Bilheteira Online e tmsm.pt.
O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.
Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.