Para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um diversificado programa dedicado aos vinhos e aos produtores do concelho, a decorrer ao longo do próximo sábado Assim, as comemorações arrancam dia 11 de novembro, pelas 9h00, com a Caminhada Passos de Memória “PR 20 – Trilho das Terras de Geraz” (sujeito a inscrição) a decorrer ao longo de toda a manhã.
Integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município, este percurso de 13,1 quilómetros revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural das Terras de Geraz, tendo como pontos de interesse o Lugar da Passagem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, Ponte da Naia, Capela e Cruzeiro de S. Sebastião, Azenha da Regedoura, Capela da Senhora do Norte e ainda o Cruzeiro da Prelada.
Também das 9h00 às 13h00 é promovida a Rota das Adegas, iniciativa destinada a empresários da restauração e hotelaria de Viana do Castelo (limitada a 15 empresários). Durante a tarde, das 14h30 às 18h30, acontece a segunda parte deste roteiro que pretende dar a conhecer os produtores da região.
O programa propõe ainda um Almoço Enogastronómico no Solar de Merufe (com um custo por pessoa de 15 euros, sujeito a inscrição).
Esta efeméride do Dia Mundial do Enoturismo foi comemorada inicialmente como “O Dia Europeu do Enoturismo”, tendo sido assim instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho.
Mais tarde, com a associação a este evento de alguns países da América Latina, a partir de 2019, esta efeméride passou a ser celebrada à escala mundial, sempre no segundo domingo de novembro, tendo por objetivo valorizar os territórios produtores
de vinho através da divulgação da cultura, património e tradições que lhe estão associadas.
Esta boa prática é um excelente modo de conhecer o património construído e natural do Município de Viana do Castelo, além de promover o que de melhor se faz no âmbito da gastronomia e vinhos.

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.