Logo
Regional

Viana do Castelo celebra Dia Mundial da Criança com atividades diversas no Campo d’Agonia

23 Maio, 2023 | 13:42
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, o Campo d’Agonia, em Viana, será palco de diversas atividades educativas, desportivas e de lazer, a pensar nos mais novos. Haverá animação musical, insufláveis e ofertas às crianças, para além de inúmeras propostas de convívio e aprendizagem.

Trata-se de um evento de entrada livre, embora as atividades tenham sido pensadas para a faixa etária entre os 3 e os 10 anos de idade. No recinto, estarão várias equipas da Câmara Municipal, bem como outros parceiros que se disponibilizaram a colaborar, como GNR, PSP, Águas do Alto Minho e Águas do Norte, entre muitos mais.

Assim, o programa inclui, com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), jogos de chão, como “jogo da glória”, sobre diversos temas.

A Divisão da Cultura, Património e Museus será responsável pelos jogos tradicionais portugueses (jogo da macaca, jogo do berlinde, corrida de sacos, jogo do galo, jogo da pincha, pião, jogo da malha, jogo do arco).

Já a Divisão de Desporto e Lazer irá promover um circuito de atletismo (estafeta, barreiras, salto em comprimento e lançamento do dardo/vortex), hóquei na relva, boccia, basquetebol e remates de precisão mão/pé, tendo ainda animação relacionada com a promoção de Viana do Castelo – Cidade Europeia de Desporto 2023.

A equipa “Mais Saúde Melhor Infância” e o projeto “Rua a Brincar” vão desafiar os mais pequenos para o jogo da roleta (alunos 1CEB) e jogo do dado (crianças EPE);

O Geoparque vai assegurar a atividade “GeoDiversidade por aqui!” e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo irá garantir a dramatização da história “Posso juntar-me ao clube?”, de John Kelly e ilustração de Steph Laberis, que será apresentada no Centro de Negócios e Congressos de Viana do Castelo.

A Guarda Nacional Republicana vai promover, junto dos mais novos, demonstração cinotécnica, demonstração com veículos de intervenção (carro, mota e, se possível, barco), promovendo ainda a exposição de equipamento de intervenção.

A PSP marca igualmente presença com uma pista rodoviária e banca alusiva à pulseira “Estou aqui!”. Já a Águas do Alto Minho /Águas do Norte participará com jogos de chão (puzzles) alusivos ao ciclo da água.

A ETAP é também parceira do evento, através do curso de artes gráficas, que irá desenvolver a produção/impressão personalizada (a partir de desenhos das crianças) de bonés, crachás, t-shirts e autocolantes.

Também o piloto Renato Pita participa neste Dia Mundial da Criança, apresentando o projeto “Etapa Segura” num circuito rodoviário infantil.

A ATB – Associação Tempos Brilhantes promoverá ainda Zumba Kids e Gincana, numa manhã que promete ser de muita animação e aprendizagem.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.