Para celebrar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, o Campo d’Agonia, em Viana, será palco de diversas atividades educativas, desportivas e de lazer, a pensar nos mais novos. Haverá animação musical, insufláveis e ofertas às crianças, para além de inúmeras propostas de convívio e aprendizagem.
Trata-se de um evento de entrada livre, embora as atividades tenham sido pensadas para a faixa etária entre os 3 e os 10 anos de idade. No recinto, estarão várias equipas da Câmara Municipal, bem como outros parceiros que se disponibilizaram a colaborar, como GNR, PSP, Águas do Alto Minho e Águas do Norte, entre muitos mais.
Assim, o programa inclui, com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), jogos de chão, como “jogo da glória”, sobre diversos temas.
A Divisão da Cultura, Património e Museus será responsável pelos jogos tradicionais portugueses (jogo da macaca, jogo do berlinde, corrida de sacos, jogo do galo, jogo da pincha, pião, jogo da malha, jogo do arco).
Já a Divisão de Desporto e Lazer irá promover um circuito de atletismo (estafeta, barreiras, salto em comprimento e lançamento do dardo/vortex), hóquei na relva, boccia, basquetebol e remates de precisão mão/pé, tendo ainda animação relacionada com a promoção de Viana do Castelo – Cidade Europeia de Desporto 2023.
A equipa “Mais Saúde Melhor Infância” e o projeto “Rua a Brincar” vão desafiar os mais pequenos para o jogo da roleta (alunos 1CEB) e jogo do dado (crianças EPE);
O Geoparque vai assegurar a atividade “GeoDiversidade por aqui!” e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo irá garantir a dramatização da história “Posso juntar-me ao clube?”, de John Kelly e ilustração de Steph Laberis, que será apresentada no Centro de Negócios e Congressos de Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana vai promover, junto dos mais novos, demonstração cinotécnica, demonstração com veículos de intervenção (carro, mota e, se possível, barco), promovendo ainda a exposição de equipamento de intervenção.
A PSP marca igualmente presença com uma pista rodoviária e banca alusiva à pulseira “Estou aqui!”. Já a Águas do Alto Minho /Águas do Norte participará com jogos de chão (puzzles) alusivos ao ciclo da água.
A ETAP é também parceira do evento, através do curso de artes gráficas, que irá desenvolver a produção/impressão personalizada (a partir de desenhos das crianças) de bonés, crachás, t-shirts e autocolantes.
Também o piloto Renato Pita participa neste Dia Mundial da Criança, apresentando o projeto “Etapa Segura” num circuito rodoviário infantil.
A ATB – Associação Tempos Brilhantes promoverá ainda Zumba Kids e Gincana, numa manhã que promete ser de muita animação e aprendizagem.
Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.
O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.
A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.
O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.