Para celebrar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, o Campo d’Agonia, em Viana, será palco de diversas atividades educativas, desportivas e de lazer, a pensar nos mais novos. Haverá animação musical, insufláveis e ofertas às crianças, para além de inúmeras propostas de convívio e aprendizagem.
Trata-se de um evento de entrada livre, embora as atividades tenham sido pensadas para a faixa etária entre os 3 e os 10 anos de idade. No recinto, estarão várias equipas da Câmara Municipal, bem como outros parceiros que se disponibilizaram a colaborar, como GNR, PSP, Águas do Alto Minho e Águas do Norte, entre muitos mais.
Assim, o programa inclui, com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), jogos de chão, como “jogo da glória”, sobre diversos temas.
A Divisão da Cultura, Património e Museus será responsável pelos jogos tradicionais portugueses (jogo da macaca, jogo do berlinde, corrida de sacos, jogo do galo, jogo da pincha, pião, jogo da malha, jogo do arco).
Já a Divisão de Desporto e Lazer irá promover um circuito de atletismo (estafeta, barreiras, salto em comprimento e lançamento do dardo/vortex), hóquei na relva, boccia, basquetebol e remates de precisão mão/pé, tendo ainda animação relacionada com a promoção de Viana do Castelo – Cidade Europeia de Desporto 2023.
A equipa “Mais Saúde Melhor Infância” e o projeto “Rua a Brincar” vão desafiar os mais pequenos para o jogo da roleta (alunos 1CEB) e jogo do dado (crianças EPE);
O Geoparque vai assegurar a atividade “GeoDiversidade por aqui!” e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo irá garantir a dramatização da história “Posso juntar-me ao clube?”, de John Kelly e ilustração de Steph Laberis, que será apresentada no Centro de Negócios e Congressos de Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana vai promover, junto dos mais novos, demonstração cinotécnica, demonstração com veículos de intervenção (carro, mota e, se possível, barco), promovendo ainda a exposição de equipamento de intervenção.
A PSP marca igualmente presença com uma pista rodoviária e banca alusiva à pulseira “Estou aqui!”. Já a Águas do Alto Minho /Águas do Norte participará com jogos de chão (puzzles) alusivos ao ciclo da água.
A ETAP é também parceira do evento, através do curso de artes gráficas, que irá desenvolver a produção/impressão personalizada (a partir de desenhos das crianças) de bonés, crachás, t-shirts e autocolantes.
Também o piloto Renato Pita participa neste Dia Mundial da Criança, apresentando o projeto “Etapa Segura” num circuito rodoviário infantil.
A ATB – Associação Tempos Brilhantes promoverá ainda Zumba Kids e Gincana, numa manhã que promete ser de muita animação e aprendizagem.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.