Viana do Castelo celebra, esta terça-feira, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitadas guiadas e percursos orientados no Museu do Traje, no Museu de Artes Decorativas e ainda à Gandra de Montedor.
Assim, no Museu do Traje, o público em geral é convidado a marcar presença numa visita guiada com percursos orientado, de acesso gratuito, às 15h30, com o tema “Património e mudança – herança e salvaguarda Museu do Traje – Viana do Castelo – Exposição do Traje Certificado”.
Inserida no tema Património e Mudança, esta iniciativa procura valorizar e preservar o património e reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança. Assim, a proposta passa por explorar a preservação do património, através da certificação das peças do traje e explorar a mudança, através dos materiais utilizados atualmente para a confeção dos trajes certificados. Para reforçar esta ideia de património e mudança, a visita guiada visa ainda comparar os trajes antigos e fazer a ligação com os atuais trajes certificados, como forma de salvaguarda do património.
No Museu de Artes Decorativas, a ação, também de acesso livre, acontece às 10h00 e às 15h00 e propõe um percurso orientado à “Exposição de Arte Sacra” para dar a conhecer a importância das heranças e da sua salvaguarda. Figuras relevantes na história da coleção do Museu foram a família Oliveira, nomeadamente o colecionador Luís Augusto de Oliveira (1851-1927) e o doador (seu filho) Manuel Espregueira e Oliveira (1888-1953) que, procurando a salvaguarda da herança comum, dotaram a cidade de um património artístico singular, identitário de um passado, preservando, porém, o compromisso com o futuro.
Assim, é oferecida a possibilidade de explorar a preservação do património através das melhores práticas museológicas, para preservar, divulgar e registar toda a história do património em constante mudança. Para reforçar esta ideia de património e mudança, serão demonstradas as práticas expositivas, no espaço e no tempo.
Neste dia, será ainda promovida uma Visita Orientada à Gandra de Montedor, a partir das 10h00, sendo o ponto de encontro na Praia de Fornelos, Carreço. Inscrições para grupos de 15 pessoas, através do email arqueologia@cm-viana-castelo.pt .
Entre o Mar, o Monte e a Veiga, a Gandra de Montedor constitui-se como um espaço onde a Natureza e os vestígios humanos subsistem num invulgar e delicado equilíbrio. O espaço insere-se na Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e é um dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo. Para além do caráter geológico ímpar, preservam-se ainda alguns elementos patrimoniais que nos fazem remontar às origens da humanidade.
Pretende-se orientar o olhar do visitante para os elementos mais marcantes da paisagem e descodificar os vestígios de intervenção humana, ao longo da história da humanidade numa viagem entre a pré-história e a atualidade, entre os testemunhos arqueológicos etnográficos e construtivos em que se radica o caracter e a memória coletiva dos carrecenses.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) assinala-se anualmente a 18 de abril. Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982. No ano seguinte, a UNESCO reconheceu esta data, na 22.ª Conferência Geral. O seu objetivo é destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, bem como apelar à sua preservação e valorização.
O tema escolhido para 2023 é «Património e Mudança» e tem como objetivo divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.