Viana do Castelo vai celebrar, no dia 19 de março, o Dia do Pai e os 70 anos do lançamento ao mar do navio hospital Gil Eannes com um programa para pais e filhos e entradas livres no museu flutuante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Fundação Gil Eannes vão promover um programa comemorativo conjunto que inclui um conjunto de iniciativas, das 15h30 às 18h30. Durante esse horário, serão promovidas atividades e ateliers temáticos no Centro de Mar.
Às 16h30, será encenado o conto “Fagundes e a Terra Nova dos Bacalhaus”, que nos fala da viagem de João Álvares Fagundes até à Terra Nova, onde o mareante vianense e sua tripulação encontraram um “mar cheio de bacalhaus”. Esta teatro de sombras foi dinamizado pela Casa dos Nichos em parceria com o Centro de Mar com o objetivo de falar aos mais novos das expedições de Álvares Fagundes até às províncias marítimas americanas.
Na data, o navio estará iluminado e engalanado (Bandeiras do Mariato) e será promovida uma oferta de brindes aos pais.
O navio “Gil Eannes” que está atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo é o segundo da sua geração. Foi lançado ao mar, posto a flutuar, no dia 19 de março de 1955, após construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo por encomenda do Grémio de Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau.
Este segundo Gil Eannes veio substituir um antigo cargueiro a vapor, da companhia alemã “Deutsche Dampfschiffarts GeselIschaft Hansa”, que havia sido construído em 1914 e que ficara retido num porto nacional logo no princípio da sua existência devido ao conflito mundial. Dois anos mais tarde, devido à declaração de guerra da Alemanha a Portugal, foi apresado e sofreu substituição de bandeira. Este primeiro navio, denominado ”Lahneck”, passou então a chamar-se “Gil Eannes” e ficou sob a jurisdição da Marinha de Guerra Portuguesa. A partir de então, teve diversas funções: transporte de tropas, cruzador, marinha mercante e navio-hospital.
O que conhecemos atualmente, o segundo Gil Eannes, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira, mas também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau. Ficou, durantes anos, abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.
Após ser resgatado da sucata pela autarquia, chegou a Viana do Castelo a 31 de janeiro em 1998, para receber obras de reabilitação, tendo aberto ao público como navio-museu nesse ano. Desde então, desempenha uma importante missão como espaço cultural e expositivo, sendo o museu mais visitado do concelho.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.
Promovido pelo Município de Monção, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho” já está no terreno e prolonga-se, até início de setembro, com a participação de vários jovens do concelho raiano.
As hepatites virais são doenças do fígado causadas por diferentes vírus, sendo as principais designadas pelas letras A, B, C, D e E. Cada uma apresenta modos de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas específicos.
O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, por furto, roubo qualificado, falsificação de documento e posse de arma proibida.
Os estádios do Benfica e do Paços de Ferreira foram votados como os melhores da Liga e II Liga da última época (2024/25), anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.