Logo
Regional

Viana do Castelo celebra Dia do Pai e 70 anos do lançamento ao mar do Gil Eannes

17 Março, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Viana do Castelo vai celebrar, no dia 19 de março, o Dia do Pai e os 70 anos do lançamento ao mar do navio hospital Gil Eannes com um programa para pais e filhos e entradas livres no museu flutuante. 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Fundação Gil Eannes vão promover um programa comemorativo conjunto que inclui um conjunto de iniciativas, das 15h30 às 18h30. Durante esse horário, serão promovidas atividades e ateliers temáticos no Centro de Mar.

Às 16h30, será encenado o conto “Fagundes e a Terra Nova dos Bacalhaus”, que nos fala da viagem de João Álvares Fagundes até à Terra Nova, onde o mareante vianense e sua tripulação encontraram um “mar cheio de bacalhaus”.  Esta teatro de sombras foi dinamizado pela Casa dos Nichos em parceria com o Centro de Mar com o objetivo de falar aos mais novos das expedições de Álvares Fagundes até às províncias marítimas americanas.

Na data, o navio estará iluminado e engalanado (Bandeiras do Mariato) e será promovida uma oferta de brindes aos pais.

O navio “Gil Eannes” que está atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo é o segundo da sua geração. Foi lançado ao mar, posto a flutuar, no dia 19 de março de 1955, após construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo por encomenda do Grémio de Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau.

Este segundo Gil Eannes veio substituir um antigo cargueiro a vapor, da companhia alemã “Deutsche Dampfschiffarts GeselIschaft Hansa”, que havia sido construído em 1914 e que ficara retido num porto nacional logo no princípio da sua existência devido ao conflito mundial. Dois anos mais tarde, devido à declaração de guerra da Alemanha a Portugal, foi apresado e sofreu substituição de bandeira. Este primeiro navio, denominado ”Lahneck”, passou então a chamar-se “Gil Eannes” e ficou sob a jurisdição da Marinha de Guerra Portuguesa. A partir de então, teve diversas funções: transporte de tropas, cruzador, marinha mercante e navio-hospital. 

O que conhecemos atualmente, o segundo Gil Eannes, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira, mas também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau. Ficou, durantes anos, abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Após ser resgatado da sucata pela autarquia, chegou a Viana do Castelo a 31 de janeiro em 1998, para receber obras de reabilitação, tendo aberto ao público como navio-museu nesse ano. Desde então, desempenha uma importante missão como espaço cultural e expositivo, sendo o museu mais visitado do concelho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Novembro, 2025

Bênção do Caloiro em Viana do Castelo destaca união e espírito comunitário

Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Cultura 8 Novembro, 2025

“Vira do Minho” conquista dois prémios no Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival 2025

O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.

Música 8 Novembro, 2025

Monção recebe espetáculo inédito de música pimba reinterpretada

O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.

Regional 8 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe Feira de Troca de Sementes para promover biodiversidade

Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.

Regional 8 Novembro, 2025

Luzes de Natal voltam a iluminar Viana do Castelo

Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.

Desporto 8 Novembro, 2025

Juventude Viana quer somar a sexta vitória consecutiva frente ao Marinhense

A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.

Nacional 8 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo quer integrar grupo de trabalho sobre o futuro do cinema

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu para integrar o grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar a situação das salas de cinema no país, manifestando disponibilidade para contribuir com “ações de mitigação” face ao eventual encerramento das quatro salas do Estação Viana Shopping.