Para assinalar o Dia da Mulher, o Município de Viana do Castelo promove um debate-conferência “Ser Mulher em Viana do Castelo”, que vai contar com a presença de mulheres do concelho representantes de diversos setores de atividade, entre empresárias, professoras, pescadoras, atletas, escritoras e profissionais de saúde. A conferência acontece no Museu do Traje, às 17h00, no dia 8 de março.
A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Editora Rapsódia Final está integrada no âmbito da reedição da obra de Maria Lamas.
O debate será moderado por um jornalista do jornal Público e o painel conta com a presença de Flora Silva, professora aposentada e figura política de referência no concelho; Maria José Neto, pescadora e presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva; Manuela Machado, atleta natural de Cardielos que conquistou a medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo em Gotemburgo, na Suécia; Conceição Pimenta, bordadeira e empresária proprietária da Casa Sandra – Bordados de Viana; Joana Sancha Pinto, proprietária do À Moda Antiga – Retro Market & Bistro; Madalena Passos “Lena do Barrinhos”, escritora e Sara Jácome, enfermeira.
“As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, foi editada originalmente há 75 anos. Esta reedição corresponde a um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e ao tema “que igualdade em 50 anos de liberdade”.
Maria Lamas lutou pelos direitos das mulheres, pela sua dignificação e pela causa da paz, temas que foram traves mestras do seu trabalho político, no qual transpareceu sempre a força da solidariedade e o amor sublime pela Humanidade, seja na escrita para crianças, seja no romance ou na grande reportagem sobre as vidas das mulheres portuguesas.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.