Para assinalar o Dia da Mulher, o Município de Viana do Castelo promove um debate-conferência “Ser Mulher em Viana do Castelo”, que vai contar com a presença de mulheres do concelho representantes de diversos setores de atividade, entre empresárias, professoras, pescadoras, atletas, escritoras e profissionais de saúde. A conferência acontece no Museu do Traje, às 17h00, no dia 8 de março.
A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Editora Rapsódia Final está integrada no âmbito da reedição da obra de Maria Lamas.
O debate será moderado por um jornalista do jornal Público e o painel conta com a presença de Flora Silva, professora aposentada e figura política de referência no concelho; Maria José Neto, pescadora e presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva; Manuela Machado, atleta natural de Cardielos que conquistou a medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo em Gotemburgo, na Suécia; Conceição Pimenta, bordadeira e empresária proprietária da Casa Sandra – Bordados de Viana; Joana Sancha Pinto, proprietária do À Moda Antiga – Retro Market & Bistro; Madalena Passos “Lena do Barrinhos”, escritora e Sara Jácome, enfermeira.
“As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, foi editada originalmente há 75 anos. Esta reedição corresponde a um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e ao tema “que igualdade em 50 anos de liberdade”.
Maria Lamas lutou pelos direitos das mulheres, pela sua dignificação e pela causa da paz, temas que foram traves mestras do seu trabalho político, no qual transpareceu sempre a força da solidariedade e o amor sublime pela Humanidade, seja na escrita para crianças, seja no romance ou na grande reportagem sobre as vidas das mulheres portuguesas.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.