Este domingo, dia 7 de maio, assinala-se o Dia da Mãe e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa que pretende incentivar a bons momentos de convívio entre mães, filhos e famílias, pensado para o Parque Ecológico Urbano, em Viana e de acesso gratuito.
Assim, entre as 10h00 e as 18h00, os visitantes vão poder participar na caça ao tesouro, aproveitar as pinturas faciais e levar uma recordação fotográfica no photobooth de acesso livre.
Entre as 11h00 e as 12h00, O Bicho Papelão irá apresentar a leitura encenada “Titiriteza”. “O Bicho Papelão pinta-se de todas as cores do arco-íris para contar a história da viagem desta princesa corajosa! Titiriteza vive no reino de Anteontem. Contrariada perante a educação cortesã refinada que lhe é dada, decide fugir do palácio e ir em direção ao reino vizinho: Depoisdeamanhã! Pelo caminho, faz amigos, confronta monstros, descobre o amor e sonha…muito! Com recurso a perucas coloridas e fantoches improvisados de meias usadas, esta é uma história atrevida e cheia de humor sobre as relações familiares, a educação afetiva, a coragem nos momentos inesperados e o amor sem preconceitos”, pode ler-se na sinopse da história.
Para esta leitura encenada, as inscrições acontecem até 5 de maio, às 16h00, aqui.
Já durante a tarde, pelas 16h00, haverá lugar a um momento musical pela escola de música Amadeus.
De acordo com o Município, esta é mais uma atividade que visa dinamizar o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior, ocupando cerca de 20 hectares em plena cidade.
Podes consultar o cartaz do evento na íntegra, aqui:

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.