Este domingo, dia 7 de maio, assinala-se o Dia da Mãe e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa que pretende incentivar a bons momentos de convívio entre mães, filhos e famílias, pensado para o Parque Ecológico Urbano, em Viana e de acesso gratuito.
Assim, entre as 10h00 e as 18h00, os visitantes vão poder participar na caça ao tesouro, aproveitar as pinturas faciais e levar uma recordação fotográfica no photobooth de acesso livre.
Entre as 11h00 e as 12h00, O Bicho Papelão irá apresentar a leitura encenada “Titiriteza”. “O Bicho Papelão pinta-se de todas as cores do arco-íris para contar a história da viagem desta princesa corajosa! Titiriteza vive no reino de Anteontem. Contrariada perante a educação cortesã refinada que lhe é dada, decide fugir do palácio e ir em direção ao reino vizinho: Depoisdeamanhã! Pelo caminho, faz amigos, confronta monstros, descobre o amor e sonha…muito! Com recurso a perucas coloridas e fantoches improvisados de meias usadas, esta é uma história atrevida e cheia de humor sobre as relações familiares, a educação afetiva, a coragem nos momentos inesperados e o amor sem preconceitos”, pode ler-se na sinopse da história.
Para esta leitura encenada, as inscrições acontecem até 5 de maio, às 16h00, aqui.
Já durante a tarde, pelas 16h00, haverá lugar a um momento musical pela escola de música Amadeus.
De acordo com o Município, esta é mais uma atividade que visa dinamizar o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior, ocupando cerca de 20 hectares em plena cidade.
Podes consultar o cartaz do evento na íntegra, aqui:

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.