A 18 de junho, no dia em que celebra os 767 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço.
Nesta efeméride que assinala a fundação da Vila e a criação do município de Viana, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que este é “um dia especial” que inclui “um ato simbólico de reconhecimento da nossa capacidade, da nossa audácia, do nosso querer cuidar do nosso território”, destacando os homenageados como “fonte de inspiração para todos”.
“Os funcionários municipais estão, tal como nós, executivo, absolutamente comprometidos com a gestão do nosso território”, frisou.
Em 18 de junho de 1258, D. Afonso III outorgou o primeiro foral de Viana. Neste documento é determinada a fundação do município e definidos os seus limites, são concedidos direitos e estatutos, bem como conhecidas algumas regras e punições: “quero fazer uma póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana” e “tudo o que dentro destes termos possuo de facto ou de direito o dou e concedo a todos vós povoadores atuais e futuros de Viana”.
Mais tarde, surge uma segunda versão, datada de 18 de junho de 1262, mais de carácter territorial e jurisdicional. Os originais destes documentos encontram-se à guarda do Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Em 1437, a pedido do concelho de Viana, Fernão Lopes faz o treslado do foral, uma vez que o original já estaria muito deteriorado. Este documento encontra-se no Arquivo e Memória do Município de Viana do Castelo e é constituído por uma folha de pergaminho, com 57.5cm de largura e 76.5cm de altura, contendo o cordão do selo pendente que já não existe.
Desde o ano de 2020 que neste dia são reconhecidos e agraciados os trabalhadores da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo que, à presente data, assinalam quatro décadas de missão.
Os funcionários municipais de Viana do Castelo agraciados no ano de 2025 são:
CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO
MARIA GLÓRIA OLIVEIRA ARRIGADA PEREIRA
17/06/1985
Divisão Financeira Secção de Taxas e Licenças
PAULO RODRIGUES MALHEIRO
26/09/1984
Divisão de Gestão de Equipamentos – Centro Cultural
JOAQUIM PAULO FREITAS BARROS COSTA
01/08/1984
Divisão Educação – Agrup. Esc. Monserrate
CARLOS ALBERTO FERNANDES LIMA
15/05/1985
Divisão Jurídica – Fiscalização (Mercado Municipal)
JORGE TELMO PEREIRA CHIADO
15/05/1985
Divisão de Gestão e Inovação Urbana – UO Vias e Infraestruturas
MANUEL COUTO RODRIGUES
15/05/1985
Divisão de Gestão de Equipamentos – UO Operação Equipamentos
MARIA FERNANDA ARAUJO COUTINHO GONCALVES
15/05/1985
Divisão de RH – Secção do Pessoal
ANTÓNIO JOSÉ RODRIGUES PERESTRELO
15/05/1985
Divisão de Gestão e Inovação Urbana – UO Vias e Infraestruturas
VÍTOR MANUEL PARENTE BARBOSA
15/05/1985
Divisão de Gestão de Equipamentos – UO Operação e Equipamentos
MARIA CRISTINA SOUSA PINTO PINHEIRO
27/05/1985
Divisão Educação – Agrup. Esc. Santa Maria Maior
PAULA CLARA MARTINS MANSO
27/05/1985
Divisão de Licenciamento e Gestão Urbanística – Secção Administrativa de Operações Urbanísticas
HORÁCIO JOAQUIM BACELAR E FARIA
10/01/1985
Divisão Ambiente e Alterações Climáticas – Gestão do Litoral e da Rede Hidrográfica
SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE VIANA DO CASTELO
MARIA ALEXANDRA SOUSA E COSTA
01/10/1984
SMVC – Divisão de Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos – Unidade de Gestão de Operações
MARIA JOSÉ NOVO BARROS GONÇALVES
22/10/1984
SMVC – Gabinete de Atendimento e Comunicação
AGOSTINHO MESQUITA RODRIGUES MATOS
02/01/1985
SMVC – Gabinete de Gestão de Recursos
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.